Secretário nacional quer conhecer videomonitoramento de Aparecida de Goiânia

O encontro foi intermediado pelo ex-deputado federal Elias Vaz, que é secretário de Assuntos Legislativos da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Da Redação
16/03/2023 - 05:00
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Secretário nacional quer conhecer videomonitoramento de Aparecida de Goiânia

O sistema de videomonitoramento de Aparecida de Goiânia chamou atenção do secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar. Na quarta-feira, 15, ele recebeu em Brasília o secretário municipal Roberto Cândido (Segurança Pública); o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Weber Júnior, e o vereador Willian Panda (PSB).

À comitiva aparecidense, que apresentou o sistema de vigilância eletrônica implantado através do Programa Cidade Inteligente, o secretário do governo Lula disse que visitará Aparecida de Goiânia para conhecer o funcionamento do videomonitoramento.

O encontro foi intermediado pelo ex-deputado federal Elias Vaz, que é secretário de Assuntos Legislativos da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

“Mostramos o trabalho que realizamos na segurança pública em nosso município com uso de tecnologia de ponta. E repassamos ao secretário a importância das ferramentas tecnológicas e, sobretudo, do sistema de videomonitoramento que auxilia tanto na prevenção quanto no combate e investigação de ações criminosas”, apontou Roberto Cândido.

Tadeu Alencar deve visitar Aparecida após viagem à Colômbia prevista para maio. Ele sinalizou que aprova o sistema de videomonitoramento aparecidense e que a iniciativa pode ser replicada em outras cidades brasileiras.

Videomonitoramento

O sistema de videomonitoramento de Aparecida de Goiânia é realizado com utilização de câmeras de última geração. Centenas de pontos são fiscalizados 24 horas pelos agentes de segurança que atuam no Centro de Inteligência Tecnológica (CIT). A implantação foi possível após construção de redes que somam mais de 700 quilômetros de fibra óptica na cidade. Além disso, o CIT conta com data center próprio.

Pronasci II

Ainda na quarta-feira, a comitiva aparecidense participou do lançamento do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci II, do Governo Federal. Durante a cerimônia, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou que viaturas serão repassadas ao estados e municípios para reforçar o combate à criminalidade com ênfase na proteção das mulheres vítimas de violência doméstica.