Aparecida de Goiânia celebra 102 anos com desfile cívico repleto de cultura e tradição

Cerimônia realizada na manhã deste sábado também teve corte de bolo para comemorar a história centenária da segunda maior cidade do estado de Goiás

Da Redação
10/05/2024 - 09:00
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Aparecida de Goiânia celebra 102 anos com desfile cívico repleto de cultura e tradição

Cerimônia realizada na manhã deste sábado também teve corte de bolo para comemorar a história centenária da segunda maior cidade do estado de Goiás 

O coração do Brasil está em festa neste sábado, 11 de maio. Aparecida de Goiânia comemora os seus 102 anos de uma história marcada pela inovação, força de trabalho e tradição. Para celebrar esta data, a Prefeitura de Aparecida organizou o tradicional Desfile Cívico, que aconteceu nesta manhã na Avenida Independência, Setor Serra Dourada III. A comemoração também contou com o corte do bolo de 102 metros em alusão a idade do município.

“É uma alegria comemorar os 102 anos de Aparecida ao lado de pessoas que fizeram a diferença para a história da nossa cidade. É uma sequência de gestões que mudaram o status de cidade problema para cidade solução. Cada vez mais atrativa, mais rica e mais feliz. Os desafios são muitos, mas as nossas parcerias trazem resultados e melhoram a vida da população em todos os aspectos”, afirmou o prefeito Vilmar Mariano.

O desfile contou com a participação da orquestra sinfônica de Aparecida, da Banda da Polícia Militar, banda do Comando de Operações Especiais do Exército, Corpo de Bombeiros, apresentação de catira, capoeira, das escolas municipais e estaduais de Aparecida e outras atrações que mostraram ao público um resumo da história centenária do município.

Autoridades municipais e estaduais marcaram presença no evento, incluindo o ex-prefeito Gustavo Mendanha, que parabenizou o município pela história. “Aparecida é uma cidade que tem qualidade de vida, pleno emprego, saúde e educação reconhecidamente eficientes. Hoje Aparecida atrai pessoas de todo o país que a reconhecem como uma cidade boa para se morar, para empreender e viver”, ressaltou.

O vice-governador Daniel Vilela apontou os avanços de Aparecida e os investimentos do governo estadual para garantir o bem estar da população aparecidense. “Aparecida se transformou ao longo do tempo. Antes tida como cidade dormitório, hoje ela gera oportunidade para o seu povo. Um exemplo é o novo polo industrial que deve trazer mais de 300 empresas para o município e gerar aproximadamente 30 mil novos empregos”, frisou.

A deputada federal Silvye Alves prestigiou o aniversário de Aparecida e parabenizou o Prefeito Vilmar Mariano pela gestão da cidade. “Essa festa bonita é o retrato de um trabalho bem feito, que olha e cuida das pessoas. A força de trabalho e a solidariedade tornam Aparecida essa cidade bem vista e tão bem falada por todo o Brasil”, afirmou.

O desfile cívico de Aparecida de Goiânia é um evento tradicional que acontece todos os anos em comemoração ao aniversário da cidade. Além de celebrar a data, o evento também tem o objetivo de estimular o sentimento de patriotismo e cidadania entre os moradores, especialmente as crianças e jovens que participam das apresentações.

O deputado estadual Veter Martins também participou da cerimônia e destacou o progresso que alavancou a cidade. “Esse é o momento de saudar Aparecida por toda a sua história, pelos avanços e conquistas ao longo destes 102 anos. Essa é uma cidade que acolhe pessoas do país inteiro e dá condições para que eles prosperem aqui”, afirmou.

O evento contou com a participação das escolas municipais e estaduais, que desfilaram com suas fanfarras e com apresentações de dança e teatro, retratando momentos marcantes da história de Aparecida de Goiânia. Entidades como o Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, também prestaram homenagem à cidade desfilando com bandas e viaturas.

Grupos tradicionais e folclóricos de Aparecida, além de figuras marcantes na história do município também participaram do desfile. Os violeiros, as fiandeiras e os catireiros, que carregam a história da cidade por meio da cultura, tiveram o momento de mostrar ao público a rica diversidade cultural da segunda maior cidade de Goiás.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Hans Miller pontuou o trabalho conjunto entre executivo e legislativo para aprovar ideias que elevam o progresso de Aparecida. “Somos 25 vereadores trabalhando diuturnamente para que a nossa cidade cresça e desponte como um município cada vez mais forte no cenário nacional”, afirmou.

O pequeno Pablo, de 13 anos, saiu logo cedo do Setor Garavelo para chegar a tempo do corte do bolo e garantir o seu pedaço. “O bolo estava maravilhoso e eu gostei muito de tudo. Feliz aniversário, Aparecida”, desejou. Já Eliane Resende, moradora do Residencial Solar Central Park conta que já é tradição assistir o desfile. “Moro aqui há 10 anos e sempre venho ao desfile. Acho tudo muito lindo”, relatou.

História

A história de Aparecida começou em 11 de maio de 1922. Naquela data, famílias de precursores da cidade rezaram uma missa campal onde foi construída, depois, a capela da padroeira do arraial – atualmente Paróquia e Santuário Nossa Senhora Aparecida.

Entre os vários colaboradores neste momento inicial estão Aristide Frutuoso, Antônio Lourenço Ribeiro, Antônio Alves Fortes, Antônio Bertoldo Ribeiro, Elias Gonçalves Primo, Manuel Cabral da Silva, Joaquim Marques da Silva, Benedito Batista de Toledo e outros.

Em 26 de dezembro de 1958, foi criado o Distrito de Goialândia, reconhecendo esta então pequena comunidade através da Lei n° 1.406. E em 14 de novembro de 1963, através do projeto de Lei nº 784/63, a Assembleia Legislativa de Goiás sancionou a Lei nº 4.927, criando, assim, o município de Aparecida de Goiânia.

Presentes

Participaram da cerimônia de aniversário o vice-governador Daniel Vilela, a deputada federal Silvye Alves, o deputado federal Jeferson Rodrigues, a deputada estadual Bia de Lima, o deputado estadual Veter Martins, o ex-prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha e sua esposa Mayara Mendanha, o ex-deputado federal Leandro Vilela, os vereadores Erivelton Contador, Hans Miller, Arnaldo Leite, Amendoim, Camila Rosa, Isaac Martins, Roberto Chaveiro, Aldivo Araújo e William Panda, além de lideranças do município.