Aparecida fornece refeições a 42, 2 mil alunos da rede municipal

42, 2 mil alunos

Da Redação
25/08/2022 - 16:23
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Aparecida fornece refeições a 42, 2 mil alunos da rede municipal

Quantidade de crianças e adolescentes beneficiados ultrapassa, por exemplo, a população de cidades goianas como Hidrolândia, Nerópolis e São Domingos

O lanche servido, às 8h20, aos alunos da Escola Municipal Parque Santa Cecília começa a ser preparado muitos antes. Para alimentar mais de 520 alunos do turno matutino, a equipe da cozinha pega no batente, às vezes, antes do nascer do sol. A rotina das profissionais responsáveis pela alimentação é puxada, mas tudo é feito com muito carinho, responsabilidade e dedicação.

“Chegamos seis horas da manhã e já começamos a agarrar em tudo porque temos que ser rápidas para servirmos o lanche até 8h15, 8h30. Somos unidas, cada uma faz uma coisa e o trabalho não pesa para nenhuma”, diz a cozinheira Edimer Ribeiro da Silva sobre o trabalho realizado em sintonia com as companheiras Cinthia Cristina, Maria Júlia e Lilian.

Aparecida de Goiânia merenda escolar
Meire conta orgulha que cozinha a merenda escolar com muito carinho (Foto: Claudivino Antunes)

Meire, como é chamada pelas colegas de trabalho, reforça ainda que se sente orgulhosa de garantir alimentação saudável e segura para os “meninos” da escola em que trabalha. “Fazemos o melhor e eles [alunos] elogiam nossa comida. Faço com muito amor e dou minha vida por isso. Agradeço a Deus porque estou trabalhando há seis anos na escola e sempre no fogão”.

Proteção

Para garantir alimentação segura e saudável aos mais 42, 2 mil alunos de Aparecida de Goiânia, a Secretaria Municipal de Educação segue as diretrizes estabelecidas pelo Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Nossas equipes trabalham desde a licitação até a chegada dos alimentos nas escolas com muita atenção para que tudo ocorra conforme o cronograma. Tudo é feito com objetivo de alcançarmos o resultado final de excelência que é uma merenda adequada aos milhares de alunos”, pontua o secretário municipal de Educação, Divino Gustavo.

Aparecida de Goiânia
Cardápio da merenda escolar é variado em Aparecida (Foto: Claudivino Antunes)

Nutricionista da rede municipal de Educação, Thais Marielly reforça a importância da merenda escolar balanceada para os alunos. “Alimentação saudável é fundamental para o desenvolvimento de todos e, principalmente, para nossos alunos porque muitos têm a merenda escolar como principal e, às vezes, única alimentação no dia. A merenda é fundamental porque oferece todos nutrientes necessários e também sacia e fome”, pontua.

Aparecida de Goiânia merenda escolar
Alimentos in natura são preferenciais na montagem do cardápio em Aparecida de Goiânia (Foto: Claudivino Antunes)

No cardápio, são deixados de lados ingredientes ultraprocessados que oferecem risco a saúde. “Trabalhamos com alimentos in natura ricos em vitaminas e todos nutrientes para que a criança ou adolescente tenha energia e bom desenvolvimento durante o dia”, lembra a nutricionista.

Nos momentos mais difíceis da pandemia de Covid-19, os alunos de Aparecida de Goiânia receberam doação de alimentos que garantiram comida na mesa de milhares de famílias. “Os kits distribuídos foram fundamentais para muitas famílias que perderam renda em um período difícil. Garantimos segurança alimentar para nossas crianças e adolescentes”, lembra o secretário Divino Gustavo.

Aparecida de Goiânia
Merenda escolar chega quentinha ao alunos