Aparecida inicia Campanha de Vacinação contra gripe

0
253

A Secretaria Municipal de Saúde inicia a partir desta segunda-feira (17) a Campanha de Vacinação contra Influenza. A vacina será administrada por etapas, de acordo com os grupos prioritários (confira cronograma abaixo). A Campanha se estenderá até o dia 26 de maio. O objetivo é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para a vacinação, que representa aproximadamente 1.416.008, da população total de 1.573.343 pessoas. O dia D da Campanha será no dia 13 de maio, em que todos os grupos prioritários poderão se vacinar simultaneamente.

“A meta da Secretaria de Saúde é reduzir as internações, as complicações e mortes decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação. A campanha é anual, ou seja, mesmo quem já tenha se vacinado no ano passado, é necessário tomar outro dose”, explicou a coordenadora de Imunização, Renata Cordeiro.

A vacina trivalente é segura e protege contra os vírus da Influenza A/H1N1, A/H3N2 e B. As doses estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina, Ambulatório Central (antigo Pronto Socorro) e Centro de Saúde Papilon Park. Os horários variam nos postos fixos e volantes (ver lista de unidades e horários abaixo).

Puérperas (mulheres no pós-parto) deverão apresentar documento pessoal e documento que comprove a gestação (certidão de nascimento do filho, cartão de gestante) no ato da vacinação, professores e trabalhadores da saúde devem apresentar documento pessoal e documento que comprove vínculo ou categoria profissional. Para pacientes com comorbidades é necessário prescrição médica, que também deverá ser apresentada no dia da vacinação.

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Cronograma de Vacinação 2017:

Visando otimizar o atendimento aos grupos prioritários e minimizar filas.

17 a 20/04: Trabalhadores da saúde

24 a 28/04: Idosos

02 a 05/05: Gestantes, puérperas e crianças

08 a 12/05: Comorbidades

13/05 Dia “D” Todos os grupos

15 a 19/05: Professores

22 a 26/05: todos os grupos