Aparecida sedia Conferência Municipal de Cultura neste domingo, 22

Conferência será será realizada neste domingo, 22, das às 8h às 18h, no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro, situado na Rua Louvre, no Residencial Village Garavelo

Da Redação
22/10/2023 - 07:24
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Aparecida sedia Conferência Municipal de Cultura neste domingo, 22

Com a temática “Democracia e Direito à Cultura”, a 3ª edição da Conferência Municipal de Cultura de Aparecida de Goiânia (CMC) será realizada neste domingo, 22, das às 8h às 18h, no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro, situado na Rua Louvre, no Residencial Village Garavelo. No primeiro momento, haverá o credenciamento que divide os participantes em três categorias distintas: delegados, observadores e convidados.

Os delegados representam os artistas de Aparecida e têm voz e voto nas deliberações. Os observadores são convidados da cidade, não necessariamente vinculados ao mundo artístico, e têm a função de observar os procedimentos. Os convidados, por sua vez, têm o direito de expressar suas opiniões, mas não possuem direito a voto.

“Este evento será enriquecedor, dará voz à comunidade e moldará o futuro cultural da cidade. É uma oportunidade para refletirmos sobre como podemos fomentar e proteger a cultura de Aparecida”, destacou o secretário de Cultura, Marcos Alcântara.

A primeira votação do dia, que ocorre no início do evento, visa estabelecer o regimento interno e definir os procedimentos a serem adotados, incluindo a eleição dos delegados. Os delegados eleitos durante a conferência municipal terão a oportunidade de se candidatar para representar a cidade na Conferência Estadual de Cultura, programada para o próximo mês.

O tema central da conferência “Democracia e Direito à Cultura”, se desdobra em seis eixos temáticos, cada um explorando aspectos específicos relacionados à temática. Os participantes serão distribuídos em seis grupos de trabalho, onde discutirão e elaborarão propostas a serem apresentadas na conferência estadual. A quantidade de delegados que representarão a cidade nessa etapa estadual será baseada em 5% do número de participantes da conferência municipal.

Além das discussões, a conferência contará com apresentações culturais e oportunidades para a plateia fazer perguntas e sugestões. Três palestras estão programadas, incluindo uma focada na economia criativa, ministrada pelo Sebrae-GO. Outros dois palestrantes, um representando o estado de Goiás e outro representando o Ministério da Cultura, abordarão temas amplos relacionados à cultura.