Aparecida vacina crianças de 2 a 12 anos nesta quinta-feira

A Pfizer Baby édestinada às crianças de 6 meses a 2 anos

Da Redação
02/02/2023 - 06:06
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Aparecida vacina crianças de 2 a 12 anos nesta quinta-feira

A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) recebeu uma nova remessa de vacinas contra a covid-19 para o público infantil na tarde de quarta-feira, 1º de fevereiro.

Ao todo, foram 9.740 novas doses recebidas, sendo 5.370 da Pfizer Baby, destinada às crianças de 6 meses a 2 anos, e 4.370 da Pfizer Pediátrica, que deve ser aplicada em crianças de 5 a 11 anos. Com isso, o município retoma a vacinação desse público por livre demanda. A imunização estará disponível em 7 postos a partir de hoje, quinta-feira, 02/02.

Os interessados na proteção vacinal dos pequenos podem procurar a Central de Imunização; a Maternidade Marlene Teixeira; ou as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) do Cruzeiro do Sul; Santa Luzia; Bairro Cardoso; Veiga Jardim; e Bandeirantes a partir das 8h desta quinta-feira.

Para receber a vacinação contra a covid-19 é necessário apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento e cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

“Nas últimas semanas, com o baixo estoque de vacinas para o público infantil, utilizamos a estratégia de lista de espera. Agora, com a chegada dessa nova remessa, vamos atender todos que já tinham procurado os postos e aguardavam a convocação da SMS, bem como os demais interessados. Ou seja, a partir de amanhã, a vacinação volta a ocorrer por livre demanda nos sete postos. Também entraremos em contato com os pacientes da lista de espera”, explica a coordenadora de Imunização, Renata Cordeiro.

De acordo com a gestora, até o momento, Aparecida aplicou 1.355 doses da vacina Pfizer Baby em crianças de 6 meses a 2 anos, sendo 928 como primeira dose e 425 como segunda dose. Outras 6.009 doses de Pfizer Pediátrica foram aplicadas em crianças de 3 a 4 anos, sendo 4.186 como primeira dose e 1.823 como segunda dose. “Ainda precisamos avançar com a vacinação infantil, principalmente nesse momento de volta às aulas. A imunização é segura é eficaz”, reforçou Renata.

Reforço para crianças

A coordenadora de Imunização também explica sobre a nova nota técnica do Ministério da Saúde que prevê a aplicação de reforço em crianças de 3 a 4 anos: “A partir de pesquisas científicas que comprovam a segurança e eficácia da medida, o Ministério passa a recomendar a aplicação de uma dose de reforço no intervalo de quatro meses em todas as crianças acima de 3 anos. Até então, o reforço era indicado dos cinco anos para frente”.

Vacinação 12+

Aparecida também recebeu remessa da vacina Pfizer para o público acima de 12 anos. Foram 7.020 novas doses. A imunização de adolescentes e adultos segue em 32 postos:

UBS Andrade Reis
UBS Colina Azul
UBS Jardim Riviera
UBS Jardim Florença
UBS Tiradentes
UBS Veiga Jardim
UBS Papillon Park
UBS Mansões Paraíso
UBS Bairro Hilda
UBS Cruzeiro do Sul
UBS Bairro Cardoso
UBS Delfiore
UBS Jardim dos Ipês
UBS Alto Paraíso
UBS Bandeirantes
UBS Caraíbas
UBS Garavelo Park
UBS Campos Elísios
UBS Bairro Independência
UBS Boa Esperança
UBS Anhambi
UBS Rosa dos Ventos
UBS Jardim Paraíso
UBS Jardim Olímpico
UBS Parque Trindade
UBS Santa Luzia
UBS Nova Olinda
UBS Cândido de Queiroz
UBS Vila São Pedro
UBS Santo André
Central de Imunização
Maternidade Marlene Teixeira

Horário de funcionamento

As UBS´s funcionam de segunda a sexta das 8h às 17h. A Central de Imunização funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8 às 13h. Já a sala de vacinação da Maternidade Marlene Teixeira fica aberta de segunda a sexta das 8h às 18h. Os postos de imunização não funcionam em feriados e pontos facultativos.

Confira abaixo os esquemas vacinais contra a covid-19 de acordo com as faixas etárias e algumas condições:

De 06 meses a 2 anos: três doses compostas por D1 + D2 + D3;
De 03 a 11 anos: três doses compostas por D1 + D2 + reforço (R1);
De 12 a 29 anos: Três doses compostas por D1 + D2 + R1;
A partir de 30 anos: Quatro doses compostas por D1 + D2 + R1+ R2;
Pacientes Imunossuprimidos têm direito a uma dose adicional, compondo um esquema de cinco doses: D1+D2+ DA + R1+ R2;
Quem iniciou seu esquema com a vacina Janssen tem direito a quatro doses conforme os demais imunizantes: DU+ R1+ R2+ R3.

Os intervalos recomendados para as doses de reforço são de, no mínimo, quatro meses