Presidente do Movimento de Luta pela Casa Própria destacou o compromisso do ex-prefeito e do presidente com a moradia aos mais pobres
Ex-vereador por Goiânia Euler Ivo construiu sua carreira política na luta pela moradia popular. Ao lado da esposa, a ex-deputada federal Isaura Lemos, Euler Ivo construiu o Movimento de Luta pela Casa Própria, o MLCP, que ao longo da sua trajetória garantiu lotes e casas populares a mais de 40 mil famílias na região metropolitana.
Na tarde desta terça-feira, durante a entrega definitiva dos 900 apartamentos aos moradores do Residencial Chácara São Pedro, Euler Ivo se emocionou. A entidade que presidente é uma das que fizeram a aquisição do terreno onde está edificado o condomínio. No seu discurso ele enalteceu a parceria que fez com o ex-prefeito e ex-governador Maguito Vilela.
Segundo Euler Ivo, durante sua passagem pelo governo do Estado, entre 1995 e 1998, Maguito Vilela doou 8 mil lotes urbanizados para os integrantes do MLCP, que foram ocupados por milhares de famílias. Em Aparecida, quando foi prefeito, Maguito também foi parceiro do MLCP na área que hoje é o residencial Chácaras São Pedro.
“Quero dizer ao vice-govenador Daniel Vilela da importância do exemplo do seu pai, Maguito Vilela. Sei que você está seguindo os passos dele, que foi um político sensível ao clamor dos mais pobres, e que fez muito pela causa da moradia”, frisou.
Euler Ivo também destacou a retomada do Minha Casa Minha Vida pelo presidente Lula. Ele citou a escritora Carolina de Jesus, que profetizou em seu diário em 1958:
“O Brasil precisa ser dirigido por uma pessoa que já passou fome!”
Euler Ivo lembrou que Carolina de Jesus era mulher negra, favelada, catadora de ferro e papel, mãe solteira de três crianças.
“Ela cozinhava restos de macarrão catados no lixo e buscava nos açougues doações de ossos de boi para dar o que comer aos seus filhos. As suas anotações foram reunidas no livro “Quarto de despejo”, organizado pela jornalista Audália Dantas e virou best seller. E é importante dizer, Carolina de Jesus estava certa! Era preciso um homem que passou fome virar presidente para o Brasil ter em Brasília um chefe de Estado que cuida dos mais pobres”, disse.
Para Euler Ivo o Minha Casa Minha Vida deve ser retomado e renovado. Ele defendeu conservas entre a presidência e os movimentos sociais para garantir atualização e melhorias ao programa.