Morre Dona Iris, primeira mulher a ser vice numa chapa presidencial

Morreu, na manhã desta terça-feira (21/2), a ex-deputada federal e ex-primeira-dama goiana Íris de Araújo (MDB), de 79 anos. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Israelita Albert Einstein, na capital goiana. Íris era viúva de Íris Rezende Machado (MDB), ex-governador (1982 e 1990) e ex-prefeito por quatro mandatos (1965, 2004, […]

4 min de leitura

Imagem destacada do post: Morre Dona Iris, primeira mulher a ser vice numa chapa presidencial

Morreu, na manhã desta terça-feira (21/2), a ex-deputada federal e ex-primeira-dama goiana Íris de Araújo (MDB), de 79 anos. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Israelita Albert Einstein, na capital goiana.

Íris era viúva de Íris Rezende Machado (MDB), ex-governador (1982 e 1990) e ex-prefeito por quatro mandatos (1965, 2004, 2008 e 2016). Ela deixa um filho, Cristiano, e duas filha, Ana Paula e Adriana.

No ano passado, a ex-parlamentar apresentou infecção bacteriana nos rins (pielonefrite) que evoluiu para síndrome aguda respiratória adulta (Sara).

Dona Íris sempre foi muito atuante na política. Além do trabalho desenvolvido quando Íris Rezende ocupou cargos no Executivo, ela foi deputada federal por dois mandatos seguidos, entre 2007 e 2015. Na Câmara dos Deputados, teve papel de destaque em plenário e comissões. Filiada ao MDB desde 1980, disputou sua primeira eleição no pleito presidencial de 1994 como vice-presidente da república na chapa encabeçada por Orestes Quércia. Íris foi suplente de senadora de Maguito Vilela e assumiu temporariamente o mandato por duas vezes, em 2003 e 2006.

A internação de Dona Íris aconteceu cinco dias após a missa de um ano de falecimento de Íris Rezende, que aconteceu no último dia 9 de novembro. Ele morreu em novembro do ano passado, após um longo período de internação por causa de um AVC.

 

Nas redes sociais o prefeito Vilmar Mariano emitiu nota de pesar:

“Que tristeza a partida de Dona Íris, uma grande mulher, mãe, líder e política. O caminho que ela trilhou, abriu espaço para que outras vozes femininas fossem ouvidas dentro da política e da gestão pública. Sentirei falta de ver sua presença nos palanques com seus discursos firmes”

Uma das ultimas aparições públicas da ex-primeira dama Iris Rezende foi 8 de novembro do ano passado, quando a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás fez homenagem ao ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende. Na ocasião foi inaugurado busto feito em bronze e dado o nome de Iris Rezende ao Plenário da nova Alego.

Solen
Alego promove descerramento do busto de Iris Rezende Machado
i
Participaram desta solenidades o governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado (UB); a viúva do ex-governador Iris Rezende, Dona Iris de Araújo, acompanhada dos seus filhos, Ana Paula Rezende, Cristiano Rezende, Adriana Rezende, netos e genros; o presidente da Alego, Lissauer Vieira (PSD) acompanhado da sua esposa, Kamila Vieira, seus filhos Maria Eduarda Vieira e Carlos Neto, sua mãe, professora Cecília Zanella Vieira, e irmãs Ana Amélia Vieira Cardoso e Vera Susi Vieira; o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Patriota); os deputados Dr. Fernando Curado (PRTB), Lêda Borges (PSDB), Virmondes Cruvinel (UB), Coronel Adailton (PRTB), Álvaro Guimarães (UB), Chico KGL (UB), Charles Bento (MDB), Julio Pina (PRTB), Amilton Filho (MDB), Wilde Cambão (PSD), Bruno Peixoto (UB) e Rafael Gouveia (Republicanos); os deputados recém-eleitos, Lucas do Vale (MDB), Lineu Olímpio (MDB) e Cristiano Galindo (SD); os ex-deputados Marcelo Melo, Samuel Belchior, Simeyzon Silveira, Maycllyn Carreiro e Leandro Vilela; a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Laura Bueno; o subdefensor público-geral do Estado de Goiás para Assuntos Administrativos, Tiago Gregório Fernandes; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Joaquim de Castro e o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios, Humberto Aidar.