O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, recepcionou na Cidade Administrativa Maguito Vilela na manhã desta quarta-feira,5, parte da comitiva goiana com três integrantes aparecidenses que, em junho, realizaram missão à China em busca de investimentos e parcerias com foco no desenvolvimento econômico da cidade.
Durante o encontro, Vilmar enfatizou que a missão foi “um passo importante para abertura de relacionamento comercial entre a cidade e potenciais investidores chineses”. O prefeito agradece o empenho dos secretários municipais da Fazenda, Einsten Paniago, Indústria e Comércio, Felismar Martins, e do deputado estadual Veter Martins, que representa a cidade na Assembleia Legislativa de Goiás.
“Agradecemos cada um que participou dessa importante missão para Goiás e para Aparecida de Goiânia. Temos certeza de que a semente foi plantada e que dará bons frutos. Nossa cidade tem potencial para realizar negócios e parcerias em várias áreas e ao lado do setor privado, que conta com grandes empresas instaladas em nossos diversos polos, vamos avançar nas tratativas para que possamos, de fato, garantir a chegada de novos investidores”, enfatizou Vilmar Mariano ao lado da primeira dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana.
Para Aparecida, no momento, o resultado da viagem à China foi muito positivo, como avalia o prefeito e os membros da comitiva, pois o Comitê de Crédito do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), conhecido como Brics, com sede em Xangai, anunciou a aprovação do financiamento de 120 milhões de dólares, pleiteado por Aparecida de Goiânia, para investimentos em infraestrutura, educação, ambiente e outros na reunião com os representantes do município no dia 20 de junho.
Presidente da instituição internacional e ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, destacou para comitiva aparecidense que o projeto de Aparecida de Goiânia terá prioridade ante outras dez propostas de diferentes nacionalidades e será o primeiro aprovado em sua gestão. O montante será investido em obras de infraestrutura, como pontes, elevados, viadutos, construção de CMEIs , escolas e parques ambientais.
Os secretários que representaram Aparecida e o deputado estadual Veter Martins continuaram a prestação de contas ao prefeito sobre a missão realizada no país asiático, enfatizando que vislumbram a concretização futura de negócios que irão contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade.
“Os chineses ficaram interessados em dar continuidade ao bom relacionamento que iniciamos. Vamos desenvolver e apresentar projetos para que os investidores de lá possam trazer para Aparecida empresas e também novas tecnologias que vão contribuir com melhorias, como geração de empregos, renda, aumento na arrecadação e aperfeiçoamento do conceito de cidade inteligente, já que eles são especialistas globais em tecnologia”, sublinhou Einstein Paniago.
Os representantes de Aparecida pontuaram em relatório entregue ao prefeito Vilmar que a cada região percorrida, sentiram que há muitos caminhos disponíveis para avançar como processos construtivos civis; processo construtivo viário; inovação e tecnologia; sustentabilidade com o aproveitamento de resíduos, energia limpa, obras que não agridem a natureza; biogás, óleo usado, biomassa e coleta de lixo.
Os representantes de Aparecida pontuaram em relatório entregue ao prefeito Vilmar que a cada região percorrida, sentiram que há muitos caminhos disponíveis para avançar como processos construtivos civis; processo construtivo viário; inovação e tecnologia; sustentabilidade com o aproveitamento de resíduos, energia limpa, obras que não agridem a natureza; biogás, óleo usado, biomassa e coleta de lixo.
Ainda durante a reunião, o prefeito foi informado que uma comitiva de representantes da província de Hubei e empresários chineses devem visitar Goiás e Aparecida ainda em agosto deste ano.
Aparecida também ficou interessada em processos relacionados à pavimentação asfáltica, distribuição de energia elétrica e novas tecnologias empregadas na construção civil. “Junto com governo goiano queremos criar possibilidades para que a Equatorial possa firmar parceria com os chineses para que tenhamos condições de melhorar o fornecimento de energia às empresas. Em alguns casos, os empresários reduzem a capacidade de produção justamente porque falta energia suficiente”, apontou o secretário Felismar Martins.
Segundo o deputado Veter Martins, a missão também serviu para estreitar relacionamentos entre empresários e representantes de entidades representativas que integraram a missão, que foi liderada pelo vice-governador goiano, Daniel Vilela. “Levamos nossas potencialidades ao conhecimento de possíveis investidores chineses, mas durante os 15 dias de missão também discutimos a possibilidade de novos negócios com grandes investidores goianos que estavam na comitiva. Na prática, abrimos possibilidades nacionais e internacionais”.
Presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Goiás (Acieg), Rubens Filete, destacou que a cidade se destacou nas rodadas de negócio realizadas com diferentes províncias e cidade chinesas. “Aparecida deu um show de bom relacionamento porque esse trabalho começou lá atrás e, agora, a cidade vive boas expectativas. Não temos medo de errar ao afirmar que dentro da missão a cidade se destacou positivamente”.
Euller Morais, que já foi secretário em Aparecida, e atualmente é assessor especial do governador Ronaldo Caiado, reforçou durante o encontro que o grupo não “pode perder o foco” do trabalho iniciado. Destacou ainda que o Estado de Goiás e Aparecida precisam elaborar projetos concretos para apresentar aos investidores chineses. “O próximo passo fundamental é elaborarmos propostas detalhadas para continuarmos avançando nas tratativas e, consequentemente, firmarmos negócios e parcerias que sejam bons para ambos os lados”.