Crianças participam de plantio em agrofloresta de Aparecida

Centenas de crianças matriculadas nas escolas municipais Rogério Bonifácio e Adelino Ariane, em Aparecida de Goiânia, participaram na manhã desta sexta-feira, 22, do plantio de mudas nativas e frutíferas da primeira agrofloresta urbana da região metropolitana de Goiânia. Também participaram os alunos do projeto Guarda Mirim de Aparecida e do Colégio Ideal. A programação contou […]

4 min de leitura

Imagem destacada do post: Crianças participam de plantio em agrofloresta de Aparecida

Centenas de crianças matriculadas nas escolas municipais Rogério Bonifácio e Adelino Ariane, em Aparecida de Goiânia, participaram na manhã desta sexta-feira, 22, do plantio de mudas nativas e frutíferas da primeira agrofloresta urbana da região metropolitana de Goiânia. Também participaram os alunos do projeto Guarda Mirim de Aparecida e do Colégio Ideal.

A programação contou com a presença do biólogo agroflorestor Murilo Arantes, responsável técnico pela agroflorestal, além do empresário Eduardo Oliveira, da CINQ Desenvolvimento Imobiliário, e secretários municipais Idelma de Oliveira (Educação), Valéria Pettersen (Meio Ambiente e Sustentabilidade) e Eudenir Souza (Políticas Públicas para as Mulheres).

O plantio de 300 mudas foi realizado em área do Condomínio Parqville Figueira, da CINQ Desenvolvimento Imobiliário, onde existe uma mata com duas nascentes. “O plantio é fundamental para a qualidade e conforto ambiental. E participação das crianças reforça o nosso compromisso de continuar incentivando a arborização e a conscientização ambiental”, afirmou a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Valéria Pettersen.

O aluno Davi Farias participou da ação de plantio. “Gostei bastante de plantar e conhecer esse espaço verde. A gente plantar, cuidar das florestas e viver em harmonia com a natureza”, afirmou. A aluna Ana Jhulia também ficou contente em participar. “Foi bem legal plantar e conhecer essa agroflorestal”.

Eduardo Oliveira destaca que o envolvimento das crianças visa chamar a atenção de toda a sociedade para uma nova visão socioambiental. “Identificamos duas nascentes dentro da mata existente, que não eram nem cadastradas no município. Trouxemos o conceito de agrofloresta e dentro de um projeto muito bem trabalhado estamos plantando 3,3 mil árvores. Vamos dobrar o tamanho da mata e trazer uma diversidade que a fauna vai usufruir bastante”, afirmou.

O plantio, que mistura árvores frutíferas e de grande porte em conjunto com hortaliças, em uma área de 2,4 hectares. “Esse é um grande exemplo de agroflorestal em Aparecida de Goiânia. E a participação das crianças num projeto como esse engrandece muito na formação delas. Olhar para a cidade com ótica da preservação ambiental é um ato de cidadania”, afirmou a secretária municipal de Educação, Idelma Olivieira.

Por unir espécies arbóreas e alimentícias, a agrofloresta traz não apenas a cobertura vegetal, como também produção de alimentos, que serão consumidas pelos colaboradores durante as obras do condomínio, e posteriormente pelos moradores.