Caiado participa da abertura do 40º Congresso de Brasileiro Reumatologia

Governador Ronaldo Caiado participa do 40º Congresso Brasileiro de Reumatologia. Maior evento da especialidade da América Latina, que acontece em Goiânia até o próximo ´sabado (07/10) Os avanços da medicina praticada em Goiás e o prestígio dos profissionais goianos foram exaltados pelo governador Ronaldo Caiado nesta quarta-feira (04/10), em sua participação na abertura do 40º […]

4 min de leitura

Imagem destacada do post: Caiado participa da abertura do 40º Congresso de Brasileiro Reumatologia
Governador Ronaldo Caiado participa do 40º Congresso Brasileiro de Reumatologia. Maior evento da especialidade da América Latina, que acontece em Goiânia até o próximo ´sabado (07/10)

Os avanços da medicina praticada em Goiás e o prestígio dos profissionais goianos foram exaltados pelo governador Ronaldo Caiado nesta quarta-feira (04/10), em sua participação na abertura do 40º Congresso Brasileiro de Reumatologia. Maior evento da especialidade da América Latina, que acontece até o próximo sábado (07/10), em Goiânia, com uma extensa programação científica.

“A medicina de Goiás sempre foi uma medicina de vanguarda, que sempre engrandeceu o estado, com nomes renomados em cada uma das especialidades. A reumatologia também é uma dessas e cada vez mais nos prestigia, em termos daqueles que oferecem aqui seus serviços para atender as pessoas” afirmou Caiado. “Fiz questão absoluta de aqui estar, afinal a gente precisa desta atualização. É a oportunidade para essa troca de ideias, como também as condutas com cada um dos pacientes”, afirmou o governador.

CONGRESSO BRASILEIRO DE REUMATOLOGIA

O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), presidida por Marco Antônio Araújo da Rocha Loures, e contará com cursos, mesas redondas, conferências, simpósios, sessão de temas livres debatendo os principais temas da especialidade, além de encontro de pacientes, atividades culturais e premiações aos trabalhos e pesquisas mais expressivos sobre a Reumatologia no país, na atualidade.

“Vinte e um anos depois, Goiânia sedia novamente o principal evento da nossa especialidade, o que traz satisfação e, ao mesmo tempo, grande responsabilidade para nós e nossa cidade, ao receber colega dos quatro cantos do Brasil”, celebrou o reumatologista Rafael Navarrete, presidente da 40ª edição do evento. “Temos cerca de 2 mil convidados inscritos até o momento e 864 trabalhos recebidos, sendo 650 destes aceitos como posters e 66 temas livres de alta qualidade”, enumerou o diretor científico da SBR, Ivânio Lopes.

São presidentes de honra do 40° Congresso Brasileiro de Reumatologia 2023, os reumatologistas Antônio Carlos Ximenes e Nilzio Antônio da Silva.

ABORDAGENS DIVERSAS

Entre as abordagens da extensa programação científica do congresso estão os mais recentes avanços da reumatologia no mundo e temas importantes como “Transplante de células tronco nas doenças reumáticas”, “Desafios atuais na reumatologia pediátrica”, “Desafios no diagnóstico e tratamento da esclerose sistêmica”, “Cannabis medicinal no tratamento da dor”, “Saúde Mental nas Doenças Reumáticas”, entre muitos outros.

O evento contará ainda com o Terceiro Encontro Multiprofissional da SBR com o tema O que fazer com o paciente reumático? com uma série de assuntos de interesse direto dos pacientes como a educação para adesão ao tratamento, dor crônica, atividade sexual, entre outros temas.

Caiado destaca avanços da medicina goiana na abertura de Congresso de Brasileiro Reumatologia

Além de reunir profissionais renomados da reumatologia no Brasil, o congresso também contará com palestrantes vindos dos EUA, França, Canadá, Uruguai, Austrália, Paraguai e Itália (Fotos: André Saddi)

GRANDES NOMES

Além de reunir profissionais renomados do setor no Brasil, o congresso também contará com palestrantes internacionais vindos de países como Estados Unidos, França, Canadá, Uruguai, Austrália, Paraguai e Itália, que discutirão os mais recentes avanços da especialidade em uma programação diversificada e dinâmica.

Destaque para as conferências internacionais com os especialistas franceses Jacques-Olivier Pers, que concentra pesquisas em medicina de precisão, e Laurent Arnaudm, professor titular de Reumatologia na Strasbourg University & Academic Hospitals, que lidera um grupo de pesquisa com foco em estratégias inovadoras para estudar a epidemiologia de doenças autoimunes.

Também os professores Janet Pope, do Canadá, com experiências de pesquisas em esclerodermia, Lupus Eritematoso Sistêmico e Artrite Reumatoide, do diretor do Hospital Geral de Massachusetts (MGH), John Stone, dos Estados Unidos.

Ainda o italiano Savino Sciascia, professor de Nefrologia no Centro Universitário de Excelência em Nefrologia, Reumatologias e Doenças Raras (ERK-Net, ERN-Reconnect e Membro RITA-ERN), Unidade de Nefrologia e Diálise e Centro de Imuno-Reumatologia e Doenças Raras (CMID), na Universidade de Turim, entre outros convidados internacionais.

Fotos: André Saddi