Goiás será o primeiro estado do Centro-Oeste a ter uma rodovia em concreto, também conhecido como pavimento rígido, uma das infraestruturas viárias mais modernas do mundo. O perímetro urbano da GO-210, em Rio Verde, será substituído nos dois sentidos por via duplicada com concreto, a durabilidade é superior a 20 anos. A infraestrutura é adotada nos Estados Unidos, países da Europa e na China.
A expansão e qualificação da infraestrutura viária garante o tráfego seguro e rápido de cargas pesadas em uma região estratégica do estado, reconhecida nacionalmente pela alta produtividade de grãos. O trecho em pavimento rígido vai garantir ainda a economia de recursos públicos, tanto na construção quanto na manutenção.
PADRÃO INTERNACIONAL
A execução é de responsabilidade da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), com investimento superior a R$ 60 milhões do Fundeinfra. A empresa contratada iniciará a mobilização, com a implantação de canteiro e contratação de trabalhadores. Posteriormente, serão iniciados o levantamento topográfico e os serviços de limpeza, implantação de dispositivos de drenagem e obras de terraplanagem, seguindo os padrões internacionais.
RODOVIA ESTADUAL EM CONCRETO
O material asfáltico pré-existente na composição da nova pista será aproveitado com o uso de placas de concreto de cimento Portland (considerado o mais importante material estrutural e de construção civil da atualidade), capazes de suportar o tráfego intenso de veículos pesados. Além disso, o pavimento possui maior atrito com os pneus, favorecendo ações de frenagem.
O primeiro trecho a receber o pavimento rígido terá 6,5 quilômetros. O Governo de Goiás vai adotar o modelo de pavimentação em outras regiões do estado.