Nos primeiros 5 meses do ano foram recolhidas mais de 28 mil toneladas de entulhos e lixos das ruas e lotes da cidade. Descarte irregular é crime ambiental
Com objetivo de manter a cidade limpa, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia realiza diariamente operações de retira de lixo e entulho em vias públicas e terrenos baldios. A força-tarefa realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) recolhe material descartado de maneira irregular.
Nos canteiros centrais das grandes avenidas ou em áreas desocupadas, populares descartam entulho, carcaças de geladeiras e fogões, sofás velhos, galhadas de árvores e até mesmo animais domésticos mortos. Essa iniciativa, que é crime, poluiu o ambiente urbano e também causa uma série de transtornos para os próprios moradores e para a administração municipal.
“Nós temos nos preocupado com a zeladoria da cidade, em mantê-la limpa e harmoniosa. Por isso nossas equipes atuam diariamente na varrição, roçagem e retirada de entulhos. Mas precisamos do apoio dos moradores. Os donos de lotes ainda não edificados precisam cuidar dos seus imóveis e quem gera entulho e lixo precisa dar a destinação correta a estes objetos. Assim, juntos, vamos cuidar melhor de nossa Aparecida”, pontuou o prefeito Vilmar Mariano.
Nesta terça-feira, 11, uma equipe da SDU realizou a limpeza do canteiro central na Avenida dos Buritis, entre a Vila Alzira e Jardim Mont Serrat. Pilhas de entulho e lixo foram formadas nas últimas semanas ao longo da via pública. Para limpar o ambiente, foram utilizados uma pá carregadeira e três caminhões basculantes que saíram do local carregados com cerca de 20 toneladas de entulhos e lixos.
“Essa iniciativa tem como objetivo manter a cidade limpa, mas infelizmente a realidade que vemos é moradores descartando todo tipo de material de maneira irregular nos canteiros centrais ou até mesmo no meio da rua e em lotes baldios. Apenas entre janeiro e o início deste mês já recolhemos dezenas de toneladas de entulho, lixo e outros materiais apenas das ruas”, aponta o Diretor de Limpeza Urbana, Márcio Thiago.
Segundo dados da SDU, somente no período de janeiro a maio deste ano, as equipes da limpeza urbana já recolheram mais de 28,7 mil toneladas de entulho em Aparecida e a média mensal fica acima das 5,6 mil toneladas. O descarte irregular é caracterizado como crime ambiental que pode incorrer em reclusão, detenção e multa.
“O lixo descartado irregularmente além de deixar a cidade suja contribui para a proliferação de animais peçonhentos e do mosquito da dengue. Por isso é importante que os moradores nos ajudem na manutenção da limpeza”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Urbano, Davi Mendanha.
Denúncia
Diretor de Limpeza Urbana, Márcio Thiago, assegura que a administração municipal realiza as ações para manter a cidade limpa. Porém, ele enfatiza que a reincidência acerca do descarte irregular é grande. Denúncias devem ser encaminhadas para Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) pelo telefone 3545 – 58 09. “O cidadão pode nos informar que iremos tomar providência”.
O morador que deseja realiza o descarte regular de qualquer tipo de resíduo deve contratar uma empresa habilitada para recolher e posteriormente realizar o descarte correto. “Quem realiza uma construção ou reforma do imóvel e também a poda de grandes árvores deve alugar uma caçamba para que esse material não seja jogado na via pública ou em lotes baldios”, lembra o diretor da SDU.
A população pode também fazer a denúncia para a SEMMA, que mantém um canal de denúncia anônima disponível nos telefones 3238-7216 e 3238-7217. Há também a possibilidade de denunciar via WhatsApp pelo número 62 98459-1661.
Indignação
José Ferreira da Silva, que mora na Vila Alzira há 25 anos, reprova o descarte irregular e comemora a limpeza. “A limpeza é a melhor coisa do mundo. A limpeza faz parte da nossa vida e é uma coisa maravilhosa. Já pensei até em ir à Prefeitura de Aparecida para denunciar porque as pessoas jogam galhas de árvores, sofá velho, resto de construção tudo na porta da gente”, desabafa o aposentado que acompanhou a limpeza da Avenida dos Buritis.
Carlos Rosa, conhecido como Carlinhos da Vila Alzira, reforça a importância de um ambiente limpo para comunidade. “Evita doença, evita a proliferação de ratos. Pode observar que as máquinas estão limpando e muitos ratos estão saindo correndo. A prefeitura está fazendo a parte dela, mas os moradores precisam parar de jogar lixo no meio da rua e dos canteiros centrais”.
Veterano na região, Francisco Pereira parabeniza a iniciativa da prefeitura, mas reforça que os moradores devem deixar de descartar lixo e entulho de maneira irregular. “Já vi vizinhos meus jogando cachorro morto, balde de lixo e móveis velhos. É assim que eles fazem, mas ainda bem que está sendo feito essa faxina aqui no bairro”, comemora.
Conscientização
A limpeza urbana melhora o aspecto físico do bairro e também evita uma série de transtorno. A proliferação de roedores e barata é menor onde existe manutenção periódica. Os casos de dengue também são inferiores quando os moradores mantêm limpos os quintais, calçadas e canteiros centrais.
Outro problema causado pelo descarte irregular é o entupimento das galerias pluviais. No período chuvoso, a enxurrada arrasta o resíduo que acaba entupindo os canais de escoamento das águas das chuvas. Neste cenário, aumentam as chances de alagamento em uma determinada região e também o surgimento de erosões.