Sindicato dos laboratórios denuncia inadimplência do IMAS

Em nota pública o SINDILABS-GO reforça a inadimplência do IMAS e anuncia possível paralisação dos serviços de saúde em Goiânia O Sindicato dos Laboratórios de Análises e Bancos de Sangue do Estado de Goiás (SINDILABS-GO) vem a público manifestar profunda preocupação com a inadimplência persistente do Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de […]

4 min de leitura

Imagem destacada do post: Sindicato dos laboratórios denuncia inadimplência do IMAS

Em nota pública o SINDILABS-GO reforça a inadimplência do IMAS e anuncia possível paralisação dos serviços de saúde em Goiânia

O Sindicato dos Laboratórios de Análises e Bancos de Sangue do Estado de Goiás (SINDILABS-GO) vem a público manifestar profunda preocupação com a inadimplência persistente do Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (IMAS), que tem comprometido gravemente a prestação de serviços de saúde aos servidores municipais e seus dependentes.

Atrasos nos Pagamentos

Desde fevereiro de 2024, diversos prestadores de serviços de saúde não recebem os pagamentos devidos pelo IMAS. Além disso, outros fornecedores enfrentam atrasos desde agosto de 2024. Essa situação tem gerado um acúmulo de dívidas que ultrapassa R$ 100 milhões, afetando 44 prestadores, incluindo clínicas oncológicas, hospitais, laboratórios e bancos de sangue.

Tentativas de Negociação e Compromissos Não Cumpridos

Em janeiro de 2025, o presidente atual do IMAS comprometeu-se a apresentar, em até 10 dias, um cronograma de pagamento das dívidas acumuladas, priorizando a quitação dos débitos de 2024 e anos anteriores, visando assegurar a continuidade dos serviços essenciais. Na ocasião, foi prometido que os pagamentos referentes às competências de julho de 2024 em diante seriam regularizados até março de 2025.

No entanto, em fevereiro de 2025, houve uma mudança no discurso, com a promessa de quitação das competências de outubro e novembro de 2024 até o dia 28/02/2025, além da elaboração de um cronograma para os débitos anteriores. Até a segunda semana de março de 2025, nenhuma dessas promessas foi cumprida, e nenhum cronograma foi apresentado.

Impacto nos Serviços de Saúde e Possível Paralisação

A inadimplência do IMAS tem levado prestadores de serviços de saúde a acumularem prejuízos significativos, colocando em risco a continuidade do atendimento aos usuários. Sem perspectivas de regularização dos pagamentos, os prestadores não veem outra alternativa senão a paralisação dos serviços. Alguns já recorreram ao judiciário para buscar soluções, mas a falta de pagamento contínua ameaça a sustentabilidade dos serviços de saúde em Goiânia.

Apelo por Soluções Imediatas

O SINDILABS-GO vem a público relatar total descaso com os prestadores de serviços e apela às autoridades competentes para que adotem medidas urgentes visando a regularização dos pagamentos em atraso e a garantia da continuidade dos serviços de saúde aos servidores municipais e seus dependentes. A saúde da população não pode ser negligenciada, e é imperativo que o IMAS honre seus compromissos financeiros para assegurar o funcionamento adequado dos serviços essenciais.

Goiânia, 12 de março de 2025.

Christiane do Valle
Presidente do Sindicato dos Laboratórios de Análises e Bancos de Sangue do Estado de Goiás (SINDILABS-GO)