O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realiza nesta sexta-feira (09) bloquinho de carnaval com as crianças em internação na unidade. Segundo a diretora-geral do hospital, Mônica Costa, a iniciativa tem o objetivo de tornar mais leve e positiva a experiência dos pacientes.
“A criança não deixa de ser criança porque está hospitalizada. Por isso, é importante que durante o curso do tratamento esse paciente possa brincar, interagir com outras crianças, dar continuidade ao seu processo de aprendizagem e à socialização. O Carnaval é uma oportunidade de trazer diversão, alegria, leveza e promover a integração entre as crianças”, conta a médica.
A programação terá início às 14 horas com oficina de produção de máscaras que os pequenos usarão durante a folia. Para a pedagoga hospitalar Maiza Lopes, a ação busca reforçar com os pacientes traços da cultura e das manifestações artísticas do povo brasileiro.
“O Carnaval demonstra a riqueza, a capacidade organizativa e a beleza da nossa cultura, além de ser parte das nossas tradições e da identidade do brasileiro”, disse a profissional. “A iniciativa visa oportunizar o acesso das crianças à arte e à cultura, além de tirar o foco da doença, da internação e possibilitar ao paciente momentos de bem-estar e de entretenimento”, ressaltou a pedagoga.