9º Workshop de Interpretação para Cinema com Isabela Eva

O Workshop de Interpretação para Cinema, com a atriz, roteirista e diretora Isabela Eva propõe ampliar as técnicas para o cinema, através da relação dos atores/atrizes com a câmera, explorando exercícios de textos para desenvolver o entendimento dos personagens e suas cenas, diante da câmera. Também exercícios de expressão corporal e dicção. Através do método […]

6 min de leitura

Imagem destacada do post: 9º Workshop de Interpretação para Cinema com Isabela Eva

O Workshop de Interpretação para Cinema, com a atriz, roteirista e diretora Isabela Eva propõe ampliar as técnicas para o cinema, através da relação dos atores/atrizes com a câmera, explorando exercícios de textos para desenvolver o entendimento dos personagens e suas cenas, diante da câmera. Também exercícios de expressão corporal e dicção.

Através do método E.V.A (Estímulo, Verdade, Ação!), criado por ela, o workshop é totalmente direcionado para a técnica de interpretação para cinema, com entrega de material profissinal para os participantes.
As cenas, ora improvisadas, ora retiradas de textos de grandes autores do cinema e da literatura em geral, são ensaiadas e dirigidas por Isabela Eva.

O método explora a técnica da tridimensão dos personagens. O ator/atriz cria consciência das dimensões física, social e psicológica do personagem, onde consegue se inserir no universo daquele personagem, sem deixar que isso influence sua vida pessoal. As emoções vividas pelo personagem não podem interferir em sentimentos pessoais e vida pessoal do ator. Por isso a importância de trabalhar essa consciência do universo do personagem.

Monólogos e cenas gravadas pelos atores, criando um elo com o texto que vai além de decorar, mas buscando a construção do personagem em sua dimensão física, social e psicológica.

 

O Estado de Goiás possui inúmeras vocações e expressões artísticas, uma delas é o cinema, o audiovisual. Comparado a outros polos de produção da chamada sétima arte, podemos encontrar diversas características técnicas, econômicas, políticas e sociais que acabam por determinar alguns aspectos relacionados aos aspectos de números de produção de conteúdo no Estado, como documentários, séries para TV, filmes de longa-metragem e curta-metragem. Com isso, quando voltou para sua cidade natal Goiânia e começou a produzir seus próprios filmes, depois de uma temporada grande de estudo de cinema com grandes mestres no Rio de Janeiro, Isabela percebeu que o mercado aqui era muito voltado ao teatro e que os atores tinham dificuldade em transitar na técnica específica do cinema. Foi assim que surgiu a ideia de fazer o workshop para, através de sua experiência como atriz que já transitou no teatro e no cinema, ampliar a técnica dos atores goianos voltada para a sétima arte. Podendo também conhecer novos talentos e trabalhar com os mesmos nos seus projetos audiovisuais. Vários atores iniciaram no cinema com Isabela e hoje atuam no mercado.  A técnica proposta por Isabela desafia o ator a criar uma atmosfera do personagem. Seu método E.V.A (Estímulo, Verdade, Ação!), estimula o ator a criar uma verdade interna que não depender de caras e bocas, mas sim de sentir na alma o que o personagem exala. O que importa é o ator fazer um mergulho no escuro e criar o seu personagem, em sua tridimensão: física, social e psicológica. Importante o ator de cinema conhecer conscientemente suas ações na cena e seus objetivos, já que o cinema é uma arte de repetições. Onde uma cena depende de vários fatores como fotografia (luz), som (áudio) e etc. O ator precisa estar alinhado com a equipe, com o movimento da câmera à sua volta, mas sem perder o entendimento consciente daquele momento do seu personagem.

O workshop propõe ampliar as técnicas para o cinema, com a relação dos atores/atrizes com a câmera, explorando exercícios de textos para desenvolver o entendimento dos personagens e suas cenas que serão interpretadas pelos atores e atrizes. Também exercícios de expressão corporal e dicção. Com um método inovador, o E.V.A, a diretora propõe aos atores a busca do Estímulo, Verdade antes de ouvirem: Ação! –

  • Ampliação da técnica de interpretação para cinema, através de exercícios práticos com criação de monólogos e cenas gravadas e divulgadas nas redes sociais. O ator/atriz colocando a emoção atual do que cada um está passando e sentindo no momento.
  • Prêmio Claquete Eva. Serão escolhidas as melhoras cenas e o vencedores ganharão um troféu.

 

Público alvo: Atores, atrizes, pessoas que sonham fazer cinema e nunca tiveram uma oportunidade, estudantes. O púbico preferencialmente deverá ser formado por atores e estudantes de cinema, mas também abrimos espaço para alguém que nunca fez cinema, ou que não estuda cinema, mas tem um sonho de começar. O projeto será para todas as idades, sendo que a opção sexual, nível de formação, faixa de renda, local de moradia e etc, não serão barreiras para a seleção.

Link para Inscrição:

https://forms.gle/kaWNywJvxi5rjvoG8

Oportunidade imperdível, com preço acessível para quem quer aprimorar a técnica de interpretação para cinema, ou mesmo para quem nunca se aventurou e sonha em um dia se ver nas telas de cinema!

IMG 20240810 WA0044

 

Datas: 17 e 18 de agosto 

🕒 Horário: Das 14h às 19h 

📍 Local: Teatro Novo Ato

O Cine Teatro Novo Ato é um espaço destinado às artes onde acontecem Exibições de filmes, Apresentações, produção de filmes, Oficinas, Leituras Dramáticas, Sarau de Poesia, Intercâmbio Cultural, Desenvolvimento de Projetos Culturais, Criação de Roteiros, Festivais, Núcleo de Dramaturgia, Produção de Vídeos, Performances, Montagem de Espetáculos, Cine-Art. No Cine teatro se realizam atividades que envolvem: estudos, oficinas, formação/criação, intercâmbios nacionais e internacionais, exibições, debates, escritório de produção. Sede também da Cia Novo Ato, que  completa vinte e quatro anos comprometidos com o teatro e a sociedade avançando artisticamente em relação as suas criações e ações. Vencendo e se propondo novos desafios a Novo Ato mantém vivo seu repertório composto de diversos gêneros resultados de escavatória e imersiva pesquisa.