A Escola Municipal Tempo Integral Alonso Dias Pinheiro exibiu na terça-feira (5/11), às 8h, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, a produção audiovisual “Os quatro elementos e a esfera do poder”, dos estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental. Pais, professores, servidores e estudantes prestigiarão o lançamento do trabalho desenvolvido durante o segundo semestre.
O projeto tem com objetivo despertar o interesse pela produção audiovisual, além de proporcionar possibilidades de desenvolvimento dos estudantes, no que diz respeito à alfabetização, à socialização e expressão corporal e estímulo à criação artística. As crianças aprendem sobre os gêneros textuais e conhecimentos técnicos, como planos de imagem, movimentos de câmera, tipos de iluminação, roteiro, entre outros aspectos.
Projeto
Desde 2019, a unidade educacional trabalha o audiovisual com os estudantes do quinto ano, ensinando sobre o processo de criação e gravação de um filme. Em 2019 e 2021, foram criados os filmes “Mistérios ADP” (35 minutos) e “Disciplina e Liberdade” (44 minutos). Em 2022, foi lançado o filme “Mistério ADP e o Segredo do Portal” (55 minutos), exibido no Cine Goiânia Ouro.
De acordo com o professor de Educação Física, Neuber Figueiredo de Castro, que idealizou e coordena todo o projeto, o ano de 2022 foi um marco. “Demos autonomia e protagonismo para os estudantes criarem as histórias. Trailers, camisetas e cartaz do filme foram criados. Em 2023, o projeto foi ousado com a criação de dois filmes: Mistérios ADP e o Último Totem (1h34) e Mistérios ADP e o Jogo Perdido (60 min), além da elaboração de um livro com a história dos filmes”, conta o professor.
O filme “Mistérios ADP e o Último Totem” participou do 4° Festival Internacional de Cinema Educativo (Educacine). “Percebemos o desenvolvimento dos estudantes do início ao final do projeto. A desenvoltura na fala e para decorar textos, a expressão. Esperamos que eles aprendam a ter autonomia e sejam protagonistas da própria história. Que eles se vejam nesse contexto e saibam até onde podem chegar”, completa Neuber.
Sinopse
Quatro pessoas com os poderes elementais (Fogo, água, terra e ar) voltam no tempo para impedir que a Dama das Sombras pegue a Esfera do Poder e domine o mundo, criando no futuro uma sociedade cheia de preconceitos e racismo. O filme tem 94 minutos.
Foto: SME