Curta goiano de animação vence o Prêmio Otelo no 22° Festival de Cinema Brasileiro

A produção recebeu apoio do Fundo de Arte e Cultura (FAC) – Edital 2017, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), no valor de R$ 60 mil.

Da Redação
05/09/2023 - 06:04
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Curta goiano de animação vence o Prêmio Otelo no 22° Festival de Cinema Brasileiro

A animação ‘A Menina Atrás do Espelho’, do diretor goiano Iuri Moreno, levou o prêmio Grande Otelo de Melhor Curta-Metragem em Animação, no 22° Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, o ‘Oscar brasileiro’.

O evento foi realizado no Rio de Janeiro. A produção recebeu apoio do Fundo de Arte e Cultura (FAC) – Edital 2017, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), no valor de R$ 60 mil.

O diretor ressalta a importância desse incentivo para o setor: “É fundamental que o FAC se fortaleça cada vez mais para fomentar o cinema e toda a indústria artística. O cinema produzido em Goiás ganha cada vez mais força com a valorização e incentivo, o audiovisual tem muito potencial para levar a cultura e artistas goianos para o Brasil e para o mundo”.

O FILME

O curta-metragem goiano traz como protagonista Helena, uma pré-adolescente trans que se tranca em seu quarto por medo de um monstro que a ameaça do lado de fora. Até que surge atrás do espelho uma nova realidade, onde esse monstro não existe e ela é livre para ser quem quiser.

A história aborda a importância do acolhimento e aceitação das diferenças, promovendo uma mensagem poderosa de respeito e amor ao próximo. A produção é da Caolha, produtora audiovisual.

Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, ver produções audiovisuais goianas ganhando destaque nacionalmente e mundialmente é uma realização.

“Garantir que o cinema goiano seja destaque é um dos maiores objetivos no audiovisual e o FAC é o que podemos oferecer para ajudar na fomentação deste setor tão importante para o Governo de Goiás”, diz ela.

POLÍTICA DE INCENTIVO

Fundo de Arte e Cultura de Goiás é um dos principais mecanismos de incentivo à produção cultural no estado. Permite um grande avanço na política cultural goiana, tornando-a mais democrática e plural. O benefício abrange os mais diversos segmentos artísticos, como os da música, literatura, teatro, dança, cinema, cultura popular, patrimônio, museus e outros.