O Campeonato Brasileiro da Série D está com o atual formato de 68 equipes participantes pelo 6º ano consecutivo.
Diferentemente de 2020 quando os três representantes goianos, Goiânia, Goianésia e Aparecidense classificaram-se para a 2ª Fase da competição, agora em 2021, apenas o time de Aparecida de Goiânia ultrapassa a 1ª Fase do Campeonato, ficando para trás Goianésia, um dos classificados em 2020 e o estreante Jaraguá, que honrou sua vaga conquistada no Goianão 2020, participando apenas para não desistir, devido ao seu rebaixamento no Goianão 2021, porém, acabou ficando na 64ª e última colocação dentre os 64 times participantes da 1ª Fase da competição.
Agora, a Aparecidense, após a conclusão da 1ª Fase, inicia novamente a reta decisiva do acesso à Série C/2022, que consta no total de três etapas até a Fase Semifinal, quando os quatro semifinalistas da competição já conseguem tal objetivo, passando a lutar significativamente pelo título de campeão do Campeonato em mais duas etapas.
Na 2ª Fase do Campeonato, a Aparecidense, por ter obtido a 1ª colocação de seu Grupo A-05 irá decidir em casa. Seu adversário será conhecido neste domingo, dia 5 de setembro, quando será realizada a última rodada do Grupo A-06 da 1ª Fase.
No entanto, já se sabe que será um dos três times mineiros, Caldense de Poços de Caldas, Uberlândia ou Boa Esporte de Varginha, sendo a equipe do triângulo mineiro, o Uberlândia, o mais provável.
FICHA TÉCNICA:
Nova Mutum (MT) 1×0 Aparecidense Local: Estádio Valdir Wons (Nova Mutum). Árbitro: Augusto Domingos Borges Ortega (MS). Assistentes: Rodolfo Campos Ortiz Leite (MT) e Fernanda Kruger (MT). Renda: portões fechados ao público em função da pandemia do coronavírus. Cartões amarelos: Saulo e Higor Rosa (NM); Wesley Matos(2), Flávio Henrique(3) e Samuel(1) (A). Gol: Saulo 40’ do 2º tempo. Nova Mutum (MT): Gabriel Oliveira, Michael Quintanilha, Maranhão, Saulo e Jhonathan Moc; Jonathan Cabeça, Bruno Domingues, Felipe Augusto (Matheus) e Hugo (Diego); Wandinho e Higor Rosa (Cadinho). Técnico: William de Mattia. Aparecidense: Pedro Henrique(14)/(33), Rafa Marcos(12), Lucas Gazal(8), Wesley Matos(10) e Mutuca(8); Bruno Henrique(13)/(31), Flávio Henrique(8)/(10), Elias(9) (Lelo(10)) e Pedro Marinho(14); Samuel(3) (Gustavinho(4)) e Gilvan(2) (Negueba(5)/(20)). Técnico: Thiago Carvalho(14)/(34).