Pesquisa do banco Genia feita pelo instituto Quaest publicada nesta quarta-feira (17), mostra que, a menos de 50 dias das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu 12 pintos de frente sovre o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em cenário envolvendo dez candidaturas, o petista tem 45% das intenções de voto contra 33% do atual mandatário. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar, com 6%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 3%.
Os demais candidatos —Vera Lúcia (PSTU), Felipe D’Ávila (Novo), Eymael (Democracia Cristã), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Leonardo Péricles (Unidade Popular)— não pontuaram. Indecisos somaram 6%, e voto em branco ou nulo, outros 6%.
Na simulação de segundo turno, o ex-presidente teria 51% dos votos e Bolsonaro, 38%.
Lula comentou as últimas pesquisas, durante a ssìda do TSE, onde assistiu a posse do ministro Alexandre de Moraes:
🚩Na saída da cerimônia de posse do ministro Moraes na presidência do TSE, Lula é questionado como se sente com as pesquisas que o mostram liderando.
Ele respondeu: “Eu? Eu? A minha cara é a esperança!” https://t.co/QFBzeELYNB
— Central da Política (@centralpolitcs) August 17, 2022
A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 11 e 14 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro na Justiça Eleitoral é BR-01167/2022.