“Governei um país que o povo tem saudade. E esse Brasil vai voltar”, diz Lula na Band

Ao participar do primeiro debate da campanha eleitoral, neste domingo (28), na TV Band, Lula teve a chance de lembrar tudo o que fez pelo povo brasileiro quando foi presidente e assumiu o compromisso de fazer ainda mais. “Não posso voltar e fazer menos que fiz”, disse. Lula lembrou que pegou o Brasil destruído em […]

8 min de leitura

Imagem destacada do post: “Governei um país que o povo tem saudade. E esse Brasil vai voltar”, diz Lula na Band

Ao participar do primeiro debate da campanha eleitoral, neste domingo (28), na TV Band, Lula teve a chance de lembrar tudo o que fez pelo povo brasileiro quando foi presidente e assumiu o compromisso de fazer ainda mais. “Não posso voltar e fazer menos que fiz”, disse.

Lula lembrou que pegou o Brasil destruído em 2003, com inflação acima de 10% e desemprego acima de 12%. E, depois de consertar a economia e promover a maior inclusão social da história, deu dignidade aos brasileiros.

“Era um país que o povo tem saudade. O país do emprego, em que o povo tinha o direito de viver dignamente e de cabeça erguida. E esse Brasil vai voltar”, garantiu.

E, ao ouvir de uma participante que os feitos de seu governo “seriam fantasia”, Lula respondeu: “A senhora diz que não viu este país acontecer, mas o seu motorista viu, o seu jardineiro viu, a sua empregada doméstica viu”.

Os trabalhadores, ressaltou Lula, ainda se lembram do tempo em que podiam tomar café da manhã, almoçar e jantar e ver seus filhos entrando na universidade. “Os pobres cresceram, conquistaram cidadania, foram respeitados. E é assim que vai voltar a ser”.

Cidadania e respeito
Em diferentes momentos, Lula pôde lembrar o que acontecia no Brasil quando era ele o presidente. “O nosso governo foi marcado pela maior política de inclusão social, pela maior geração de emprego, pelo maior aumento de salário mínimo, pelo maior investimento na agricultura familiar, pela criação da lei geral da pequena empresa, pela criação do Super Simples”, elencou.

Ainda acrescentou: “O nosso governo foi o que mais investimento fez na educação, disponibilizou 51 milhões de hectares de terra para assentamento de pessoas; teve o menor desmatamento da Amazônia e foi respeitado como nunca no mundo”.

“Nada de escravidão”
Para o futuro, o compromisso de Lula é com o resgate dos investimentos na saúde e na geração de empregos com direitos. “Nada de escravidão no século 21”, defendeu.
E se comprometeu também a recuperar o ensino público. “Vou convocar uma reunião com todos os governadores e com os prefeitos, para fazer um pacto contra o atraso educacional que a pandemia deixou e pelo corte de dinheiro que houve na educação”, anunciou.

primeiro encontro entre os candidatos à Presidência das Eleições 2022 aconteceu neste domingo nos estúdios em São Paulo. Os presidenciáveis se reuniram a convite da Band, TV Cultura, UOL e Folha de S.Paulo e apoio do Google e YouTube. A pandemia, a inflação, a criação de empregos, o meio ambiente e as prioridades para a reconstrução do Brasil foram alguns dos assuntos tratados por Lula no debate da Band.

Além de Lula, participaram do debate os candidatos Felipe D’Avila (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil), Simone Tebet (MDB), Ciro Gomes (PDT)e o presidente Jair Bolsonaro.

Em foto dos bastidores, Lula participa do debate da Band

Confira os melhores momentos da participação de Lula no debate:

Educação e pandemia

No primeiro bloco, os candidatos responderam perguntas de jornalistas sobre programa de governo.

A primeira pergunta foi sobre o atraso na educação causado pela pandemia. educação foi abandonada nesse país. Lula lembrou que, no seu governo, quintuplicou o orçamento da educação, porque acredita que esse tema é prioritário. “Lamentavelmente a educação foi abandonada neste país”, disse Lula no debate da Band ao apontar que os cortes no Ministério da Educação feito pelo atual governo.

“Não temos informação do MEC para saber quantas crianças estão hoje com um grau de instrução inferior ao que deveriam estar. Estou comprometido a, no começo de janeiro, convocar uma reunião com todos os governadores e prefeitos de capitais para que possamos fazer um pacto de guerra contra o atraso educacional que a pandemia deixou”.

Lula no debate da Band

Corrupção

O primeiro confronto entre os candidatos se deu entre Lula e Bolsonaro. O presidente questionou Lula sobre corrupção. Lula citou mecanismos importantes de investigação criados e valorizados em seu governo, como o Portal da Transparência, fiscalização da CGU, lei de acesso à informação, lei anticorrupção, contra crime organizado e outros.

O ex-presidente refutou dados apresentados por Bolsonaro sobre perdas na Petrobras. “No nosso governo a Petrobras ganhou o tamanho que ganhou, com a capitalização de 70 bilhões de reais para crescer”, afirmou Lula no debate da Band.

“Não teve nenhum presidente da República que fez mais investigação contra corrupção do que nós.”

Meio ambiente

Na réplica da pergunta sobre Meio Ambiente, o presidente Lula relembrou que no seu governo o Brasil participou da COP 15 e assumiu o compromisso de reduzir o desmatamento em 80% e diminuir a emissão de gás de efeito estufa em 36.9%.

“O Brasil passou a ser referência no mundo inteiro, todo mundo conversava com o Brasil e hoje as pessoas têm o Brasil como país que não leva a sério e ninguém respeita nossas decisões.”

Auxílio emergencial

Lula escancarou a mentira de Bolsonaro sobre o Auxílio Emergencial no debate da Band. Contra mais uma inverdade dita pelo presidente, Lula reafirmou que a bancada do PT votou a favor do Auxílio. É preciso, no entanto, frisou o presidente, que essa política seja concomitante com uma política de crescimento econômico, de geração de emprego, geração de oportunidade para pessoas, ausentes no governo atual, que, no caminho oposto, vendeu a Eletrobras e está fatiando a Petrobras.

“É importante lembrar que a manutenção dos R$ 600 não está na LDO que foi mandada para o Congresso Nacional. Ou seja, significa que existe uma mentira no ar.”

Lula enfatizou que não acredita que empresários sérios, que conhecem a questão comercial no mundo, vão queimar ou destruir biomas brasileiros. A ordem de destruir o meio ambiente, lembrou o ex-presidente, veio do próprio governo, por meio do ex-ministro do Ministério do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que na fatídica reunião ministerial, revelou o plano do governo de “passar a boiada”.

Por fim, Lula lembrou que Jair Bolsonaro promete manter o auxílio de R$ 600, mas deixou a medida fora do orçamento do ano que vem e respondeu ao atual presidente, que teve a cara de pau de tentar atacá-lo com o tema da corrupção.

“Ele sabe as razões pelas quais eu fui preso. Foi para ele se eleger presidente da República, porque era preciso tirar o Lula. Eu, nesse processo todo, estou muito mais limpo do que ele ou qualquer parente dele, porque fui julgado, fui considerado inocente pela Suprema Corte e pela ONU”, argumentou.

E concluiu: “E, agora, estou aqui candidato para ganhar as eleições e, aí sim, num decreto só, apagar todos os seus sigilos e descobrir do que é que você tem tanto medo”.