Evento será no Hall do Paço Municipal, com presenças do comandante da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM), Wellington Paranhos, e do secretário municipal de Educação, Wellington Bessa. Operação conta com 105 viaturas e mais de 700 agentes que acompanham entrada e saída de alunos nas unidades educacionais, bem como intervalos de aula. Com Programa Anjos da Guarda, são realizadas palestras focadas no combate à prática de bullying. “Não vamos medir esforços para proteger as crianças e garantir a elas um futuro feliz e digno”, afirma prefeito
O prefeito Rogério Cruz lança, nesta quarta-feira (12/04), às 10h30, no Hall do Paço Municipal, a operação Escolas Sem Violência, com foco em ampliar a segurança na rede municipal de ensino. O programa piloto está em atividade desde o último dia 05 de abril, quando foram destacadas 105 viaturas e um contingente de mais de 700 agentes da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) para acompanhar a entrada e saída de alunos, bem como o horário de intervalo das aulas. Também estão sendo realizadas palestras para combater o bullying nas unidades.
“Acompanhamos, com muita atenção, o aumento de casos de violências nas escolas em todo o Brasil. Adotamos medidas enérgicas para garantir a segurança dos nossos alunos, assim como para combater o bullying e transformar a sala de aula em um ambiente mais saudável para o aprendizado. Não vamos medir esforços para proteger as crianças e garantir a elas um futuro feliz e digno”, afirma o prefeito Rogério Cruz.
O comandante da GCM, Wellington Paranhos, explica que, além das viaturas e agentes envolvidos na operação, também está sendo utilizado o Grupo de Operações com Cães (GOK-K9) para identificar indivíduos em posse de armas de fogo e drogas. Todo o trabalho é desenvolvido em parceria com a Polícia Militar de Goiás.
“Cada guarda está atento, como se nossos filhos estudassem naquela unidade. Nós também contamos com o apoio dos pais para conversar com seus filhos e ajudar a identificar se existe alguma situação anormal em sala de aula, como práticas de bullying”, diz o comandante Paranhos.
A GCM também percorre as unidades de ensino da rede municipal com o programa Anjos da Guarda, em que agentes realizam palestras lúdicas focadas no combate à prática de bullying. O termo em inglês é utilizado para descrever atos sistemáticos de violência física e psicológica, tais como intimidação, humilhação, xingamentos e agressões físicas de uma pessoa ou grupo contra um indivíduo.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Wellington Bessa, desde o início da atual gestão, o município investe na melhoria dos sistemas de segurança das unidades.
“Enviamos, em 2022 e em 2023, recursos para a melhoria da estrutura física e segurança das escolas e Cmeis da capital. As unidades recebem concertinas e câmeras de videomonitoramento. Agora, vamos concentrar esforços na Operação Escolas sem Violência e medidas para ampliar a segurança da comunidade educacional”, conclui.