A comitiva aparecidense e de Goiás continua em missão internacional na China. Nesta terça-feira, 13, as reuniões ocorreram na Província de Henan com a vice-governadora, Zhang Min, e com diretores de empresas especializadas em obras de infraestrutura e de engenharia no setor de Habitação.
Composta pelos secretários municipais Felismar Martins (Indústria e Comércio) e Einstein Paniago (Fazenda), além do vice-governador, Daniel Vilela e do deputado estadual Veter Martins, a delegação goiana têm como objetivo principal buscar parcerias e investimentos que possam contribuir para o desenvolvimento de Goiás.
O secretário da Fazenda, Einstein Paniago, ressaltou que o grupo está empenhado em estreitar os laços com a China e fortalecer o comércio internacional, além de explorar novas oportunidades de cooperação em áreas de desenvolvimento e alta tecnologia.
“A missão internacional da comitiva aparecidense na China tem sido proveitosa até o momento, com importantes reuniões e visitas a empresas de destaque no cenário mundial. A expectativa é que a visita resulte em parcerias e investimentos que possam contribuir para o desenvolvimento de Aparecida de Goiânia e impulsionar a economia local”, ressaltou o secretário.
No primeiro compromisso do dia, a comitiva se reuniu com dirigentes da China Railway Group Limited (Crec4), uma empresa reconhecida por suas grandes obras de engenharia e destaque no setor de habitação. A empresa é uma das maiores construtoras do mundo e tem presença em vários países, incluindo o Brasil. Durante a reunião, foram discutidas possíveis parcerias para projetos de infraestrutura no município aparecidense.
Em seguida, a delegação foi recebida pela diretoria da China Communications Construction Company (CCCC), uma empresa estatal especializada na construção de instalações de infraestrutura. A CCCC é líder mundial em projetos e construções de estradas, pontes, ferrovias, metrôs, aeroportos e outras instalações de transporte. A empresa tem presença em 139 países, incluindo o Brasil. Durante a visita, também foram discutidas possibilidades de investimentos em Aparecida.
Felismar Martins destacou ainda a visita a uma universidade em Henan, para tratar sobre pacto tecnológico. “Nós, como cidade inteligente, vemos como muito importante visitar locais que usam tecnologias para que sejam viabilizados investimentos e promover pacto tecnológico. Visitar a Universidade clareou muita coisa para nós da comitiva, principalmente no que pode ser copiado e implantado em Aparecida”, comentou o secretário de Indústria e Comércio.
Além disso, a delegação visitou o Beijing Energy Investment (Group) e o Beijing Yuntai Investment. Essas empresas são importantes no setor de energia e investimentos, respectivamente, e a comitiva teve a oportunidade de apresentar as potencialidades de Aparecida de Goiânia e buscar possíveis parcerias.
Segundo o deputado estadual Veter Martins, a expectativa é que as visitas no país resultem em importantes avanços para o desenvolvimento econômico e social para Aparecida de Goiânia e para todo o Estado. “As potencialidades de Aparecida são inúmeras e agora as empresas do país asiático estão conhecendo neste momento. Todas tem mostrado interesse em trazer seus negócios para o estado de Goiás e para Aparecida”, destacou o parlamentar.