No terceiro dia de missão na China, a comitiva de Aparecida de Goiânia, município na região metropolitana da capital goiana, representada pelos secretários da Fazenda, Einstein Paniago, da Indústria e Comércio, Felismar Martins, e pelo deputado estadual Veter Martins, assinou nessa quarta-feira (14/6) termo de cooperação com Louyang – cidade localizada na província de Honã e com cerca de 6,5 milhões de habitantes.
Com a assinatura do termo prévio para tornar Aparecida e Louyang cidades irmãs, será possível o estabelecimento de parcerias e intercâmbio de caráter econômico e tecnológico. Na prática, a assinatura representa a intenção de ambas em realizar negócios e trocar experiências que possam contribuir com o desenvolvimento de ambas.
Assinaram o documento representando o prefeito Vilmar Mariano os secretários Felismar Martins e Einstein Paniago. “Fomos muito bem recepcionados pela administração da cidade de Louyang. Apresentamos as potencialidades de Aparecida de Goiânia e nos colocamos à disposição para realização de parcerias”, aponta Paniago.
Aparecida de Goiânia assina termo de cooperação com cidade chinesa. “A China é um país que investe muito em tecnologia e os resultados são conhecidos em todo mundo. A cidade de Louyang não é diferente, inclusive, possuiu muitas indústrias com modernos parques tecnológicos. Podemos realizar parcerias futuras para modernizar nossos polos e aumentar ainda mais a competitividade do nosso município”, explica o secretário de Indústria e Comércio.
Representante de Aparecida de Goiânia na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o deputado estadual Veter Martins ao lado do vice-governador Daniel Vilela prestigiou a assinatura do termo prévio de cooperação e enalteceu a iniciativa.
“Aparecida se destaca no cenário nacional pela geração de empregos e pela quantidade de empresas que abriga. Agora, a cidade começa a estabelecer relações internacionais para continuar nesse caminho do desenvolvimento econômico. Sozinho é mais difícil e as parcerias, às vezes, encurtam distâncias e diminuem processos burocráticos. O caminho é esse: buscar parcerias com objetivo de melhora ainda mais a cidade”.
Cidades irmãs
Cidades irmãs são aquelas cidades que estabelecem laços de cooperação, mesmo em áreas geográficas ou políticas distintas. Esse conceito foi iniciado, em 1947, pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower. O objetivo era promover o intercâmbio de caráter econômico e tecnológico, além de cultural.
Louyang
Louyang é uma cidade localizada na província de Honã, no centro da China. É uma das cidades antigas mais importantes e famosas do país. Ela foi a capital de várias dinastias chinesas.
A cidade de Louyang é conhecida por seu rico patrimônio cultural e suas impressionantes relíquias históricas. Uma das atrações mais famosas é o Templo Shaolin, localizado nas proximidades. O Templo Shaolin é famoso por ser o berço do Budismo Chan e por suas tradições marciais, especialmente o kung fu.
Hoje, Louyang é uma cidade moderna e em rápido crescimento, com uma população diversificada e uma economia próspera. Ela se tornou um importante centro industrial e cultural na região central da China, atraindo turistas e visitantes de todo o mundo para explorar sua rica herança histórica e cultural.