Rogério Cruz aprova incentivos fiscais para o Polo Aeronáutico de Goiânia

Decreto prevê incentivos para instalação de fábricas de aeronaves, indústrias de peças e pesquisas tecnológicas. “Estamos investindo na competitividade do setor a nível nacional”, afirma prefeito O prefeito Rogério Cruz assinou decreto que regula e concede benefícios fiscais para o Polo Aeronáutico de Goiânia, em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (23/08), no aeródromo da […]

5 min de leitura

Imagem destacada do post: Rogério Cruz aprova incentivos fiscais para o Polo Aeronáutico de Goiânia

Decreto prevê incentivos para instalação de fábricas de aeronaves, indústrias de peças e pesquisas tecnológicas. “Estamos investindo na competitividade do setor a nível nacional”, afirma prefeito

O prefeito Rogério Cruz assinou decreto que regula e concede benefícios fiscais para o Polo Aeronáutico de Goiânia, em solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (23/08), no aeródromo da capital. A medida visa atrair novas empresas e garantir maior competitividade para o setor, que é o segundo maior polo aeronáutico do país.

“O nosso objetivo é atrair mais empresas para Goiânia, gerando emprego e renda para a população. As empresas aeronáuticas têm uma grande capacidade de prestação de serviço e hoje Goiânia é o segundo maior polo aeroviário do país. Nós estamos investindo na competitividade do setor a nível nacional”, afirma Rogério Cruz.

Um dos pontos-chave dessa iniciativa é a redução do Imposto Sobre Serviços (ISS), que passará de 5% para 2% para as empresas instaladas no polo. Segundo Rivas Rezende da Costa, diretor de infraestrutura do Aeródromo, a concessão de incentivos historicamente tem desenvolvido os municípios goianos, mas a capital ainda não tinha apresentado um projeto nesse sentido.

“As outras empresas que estão em aeroportos próximos, por conta desse incentivo, certamente virão pra cá. E isso vai fazer com que os impostos que estavam sendo pagos em outros municípios sejam destinados a Goiânia. Isso significa que vão ser gerados mais empregos, uma vez que é um setor que agrega um grande número de empresas periféricas”, avalia Rivas Rezende.

O diretor destacou ainda a sensibilidade e a capacidade de diálogo de Rogério Cruz. Rivas Rezende disse que foi surpreendido positivamente com a disposição do prefeito de encontrar uma solução para as demandas do setor.

“O prefeito Rogério Cruz se mostrou sensível quando levamos a demanda há cerca de 90 dias. Eu achei diferente porque, quando você leva um problema, ele se entusiasma para resolver. Foi isso que aconteceu. Ele prometeu pra gente há trinta dias que iria assinar o decreto e pra nossa surpresa na semana passada ele falou que iria marcar a data e que fazia questão que fosse no aeródromo”, relatou o executivo.

Expansão
O decreto visa criar um ambiente propício para a expansão da indústria da aviação, incluindo apoio para a instalação de fábricas de aeronaves para aviação geral e agronegócio, indústria de peças aeronáuticas, tecnologia e pesquisas no setor, centro de manutenção de aeronaves e aviônica, comércio e distribuição de peças, entre outros. O documento prevê ainda a instalação de escolas de formação de pilotos, assessoria em documentação aeronáutica, serviços de logística e armazenagem e até mesmo espaços para feiras e eventos do setor aeronáutico e de agronegócio.

De acordo com o diretor comercial da Brasil Vida Táxi Aéreo, Daniel Henrique, o decreto torna as empresas instaladas em Goiânia mais competitivas no mercado nacional, com capacidade para competir com o interior de São Paulo, atualmente o maior polo aeroviário do Brasil.

“Rogério Cruz deixa um legado para a aviação de Goiânia. Hoje nós somos um polo que já é referência internacional na manutenção de aeronaves. Somos o segundo maior polo do Brasil. Reduzindo a tributação fiscal, traz visibilidade ao mercado de Goiânia e competitividade com o interior de São Paulo, que conta com várias empresas na área de aviação. É uma medida que beneficia toda a aviação de Goiás”, afirmou o diretor.

O líder do executivo na Câmara Municipal, vereador Anselmo Pereira, destacou que os incentivos concedidos pelo município são uma medida que impede a fuga de mão de obra da Capital. “Os nossos polos industriais precisam dessa competitividade para não perderem a mão de obra jovem, estimulada. Se não fossem as leis criadas na gestão do prefeito Rogério Cruz e da Câmara, que dá suporte a administração, não estaríamos nos preparando para tornar Goiânia um polo de atração”, pontuou.

Infraestrutura
O prefeito Rogério Cruz destacou, durante a cerimônia, que o município investiu na infraestrutura da região para atender não apenas o polo aeroviário, mas todas as empresas instaladas no local.

“Na semana passada nós entregamos a Alameda Córrego Fundo, que faz uma ligação importantíssima com a região Noroeste da Capital. Investimos em asfalto novo, em iluminação de LED, tudo para dar condições para que não somente o aeródromo, mas para que todas as empresas da região se beneficiem da qualidade do serviço prestado pela prefeitura”, disse Rogério Cruz.

Fotos: Jackson Rodrigues