Com operações em vários pontos do município, ação ocorre em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, que é realizado simultaneamente em 191 países do mundo; confira a programação
A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), iniciou nesta segunda-feira (11), no Jardim Maria Inês, uma força-tarefa para recolher lixo, entulho e outros resíduos em vários pontos da cidade, buscando manter as áreas urbanas limpas e bem conservadas. As ações ocorrerão de hoje até sexta-feira (15) em alusão ao Dia Mundial da Limpeza.
Comemorado em 16 de setembro, o Dia Mundial da Limpeza visa a limpar, de forma coletiva, locais que acumulem muita sujeira, e essa ação é realizada mundo afora por governos municipais, estaduais e federais. Em Aparecida, a força-tarefa conta com 20 tratores, 4 máquinas com pá carregadeiras, 16 caminhões caçamba e 250 servidores.
O pontapé para as atividades em Aparecida, no Jardim Maria Inês, foi dado com uma grande limpeza na região da Alameda Antônio Alves Neto, próximo à antiga Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Já nas primeiras horas da ação, as equipes da SDU haviam recolhido toneladas de entulho, lixo, materiais orgânicos e outros resíduos, que encheram dezenas de caminhões.
Secretário de Desenvolvimento Urbano, Davi Mendanha coordenou hoje o início da força-tarefa, que foi acompanhado também pela vereadora Camila Rosa (PSD). Ele lembrou que o descarte irregular de resíduos nas ruas traz vários prejuízos para os moradores, comprometendo a saúde pública, o bem-estar e a segurança da população.
“Estamos com todo o nosso efetivo empenhado na limpeza dessas áreas críticas em Aparecida de Goiânia. E é uma oportunidade, também, de conversar com as pessoas para que elas se conscientizem sobre como e onde descartar corretamente o seu lixo”, ressaltou o gestor. Davi Mendanha explicou que o descarte irregular de lixo e entulho está sujeito a multa.
O prefeito Vilmar Mariano enfatiza que os moradores também devem colaborar na conservação dos espaços públicos da cidade. “A obrigação de manter uma cidade limpa parte de nós como poder público, mas também é necessário e fundamental que a população seja parte deste conjunto, tendo a consciência do descarte correto de lixo, resíduos e eletrodomésticos.”
Morador do Jardim Maria Inês, o empresário Carlos Alberto Brasiliano reconheceu que, só neste ano, é a sétima vez que máquinas e equipes da Prefeitura de Aparecida vão ao local para recolher lixo e entulho. Ele fez um apelo para que a população se conscientize dos danos que o descarte irregular desses materiais traz também ao meio ambiente.
“Essa água contaminada que cai aqui vai toda para a água pluvial, ou seja, dá um problema ambiental seríssimo porque aqui tem muitos produtos tóxicos”, pontuou Carlos.
Materiais recicláveis e eletrônicos
As ações da Secretaria de Desenvolvimento Urbano nesta semana do Dia Mundial da Limpeza têm apoio das Secretarias de Educação, Meio Ambiente e Saúde. Numa dessas ações, a SDU inaugurou hoje um ponto permanente para recolhimento de materiais eletrônicos. O ecoponto fica localizado na sede da SDU (Avenida Independência, Residencial Village Garavelo).
Ainda nesta semana, servidores da SDU percorrerão os bairros mais carentes da cidade distribuindo sacos de lixo para os moradores com orientação de armazenamento de resíduos. E, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, serão recolhidos materiais recicláveis e eletrônicos. Eles serão destinados a cooperativas e empresas parceiras.
A Equatorial também entra como parceira da Prefeitura de Aparecida. A empresa estará nesta semana no galpão do Centro de Cultura e Lazer José Barroso, no Village Garavelo, trocando para a população lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED. As trocas serão gratuitas.
Confira a programação
Segunda-feira (11): limpeza da área no entorno da antiga ETE do Jardim Maria Inês.
Terça-feira (12): limpeza de uma área no Jardim dos Ipês, às margens da rodovia GO-040.
Quarta-feira (13): retirada de lixo e entulho de uma área na entrada do Jardim Imperial.
Quinta-feira (14): serviços de limpeza e manutenção na Rua X64, no Setor Tocantins.
Sexta-feira (15): limpeza de uma área na Rua Pires, no Jardim Nova Era. Neste dia, haverá ainda uma blitz educativa para conscientizar os motoristas e moradores sobre a importância do descarte correto de lixos e entulho. “Este será, provavelmente, o maior evento de limpeza urbana da história de Aparecida”, finalizou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Davi Mendanha.
Dia Mundial da Limpeza
Em sua 6ª edição, o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) ocorre em 16 de setembro. É considerada a maior ação global de cidadania do planeta, envolvendo 191 países e milhões de pessoas. A ação tem o objetivo de conscientizar e engajar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e da responsabilidade coletiva na manutenção de espaços públicos.
Durante o evento, os voluntários têm a oportunidade de contribuir ativamente na limpeza da região, demonstrando seu compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade.