Imposição da candidatura do ex-deputado federal Leandro Vilela, impedindo a reeleição de Vilmar Mariano rebaixa Aparecida a distrito de Jataí
Aparecida conquistou sua emancipação política em 14 de novembro de 1963, através de projeto apresentado na Assembleia Legislativa pelos deputados Iris Rezende Machado e Olinto Meirelles. Passados 61 anos, lideranças políticas de Jataí querem reduzir o município a distrito de Jataí.
Não se justifica a interferência brutal que faz o Palácio das Esmeraldas na política de Aparecida de Goiânia. Vilmar Mariano foi eleito democraticamente vice-prefeito na chapa de Gustavo Mendanha nas eleições de 2020. Foi uma votação estupenda, com cerca de 97% dos votos, frutos de uma estratégia inteligente de acomodação de todas as forças políticas, que teve como principal articulador político o finado ex-deputado estadual Liosmar Mendanha, o Leo. Passados dois anos, Gustavo Mendanha se desincompatibilizou do cargo para disputar o governo do Estado, e apesar de representar bem os aparecidenses, não obteve o sucesso, ficando em segundo lugar com 25, 20% contra 51,81% do governador Ronaldo Caiado, que foi reeleito no primeiro turno.
Aparecida de Goiânia deve muito de seu progresso recente às administrações do Jataiense Maguito Vilela, que nos seus governos entre 2009 a 2016 trouxe muitos benefícios ao município. Foi Leo Mendanha que convenceu Maguito a ser candidato em Aparecida de Goiânia, e sua visão se mostrou correta, pois Maguito foi eleito e reeleito. No período maguitista inúmeras lideranças de Jataí tiveram protagonismo na política e na administração ocupando postos de destaque na prefeitura e nos legislativos estadual e federal com as eleições de Daniel Vilela para Assembleia Legislativa e de Leandro Vilela à Câmara Federal. E neste tempo, a cidade que costumava eleger dois, e até três deputados estaduais, encolheu para apenas um representante no legislativo, ficando eleições sem ter nenhum representante, como em 2018. Max Menezes, filho do prefeito Ademir Menezes ficou na primeira suplência, apesar de ter obtido mais de 30 mil votos.
A maneira como está sendo conduzida a conversa entre os representantes do Governo do Estado com o prefeito Vilmar Mariano pode levar a derrota de todo o grupo que governa o município desde 2009, e dar, já no primeiro turno, a vitória para o Professor Alcides Ribeiro, que lidera com folga todas as pesquisas.
Toda vez que governo se divide, a oposição ganha.
É preciso muita humildade para compreender que uns dependem dos outros para o sucesso do projeto. Gustavo Mendanha, Daniel Vilela, Leandro Vilela e Vilmar Mariano devem baixar as armas e exercitar um diálogo respeitoso e sincero, para evitar o pior cenário, que é a derrota de todos.