Detran alerta sobre cuidados com veículo e documentação

Falta de manutenção é uma das principais causas de desastres. Além disso, veículos em más condições de uso têm três vezes mais riscos de acidentes

Da Redação
05/01/2024 - 16:18
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Detran alerta sobre cuidados com veículo e documentação

Antes de pegar a estrada, motorista deve estar atento aos cuidados com o veículo e documentação: falta de manutenção eleva risco de acidentes/Foto: Goinfra

Grande parte da população aproveita as férias para pegar a estrada. Seja em pequenos ou grandes trajetos, é importante ter a certeza de que o veículo e a documentação estão em dia na hora de planejar a viagem. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) alerta para os cuidados com os veículos e a documentação.

Segundo o órgão, a falta de manutenção é uma das principais causas de acidentes. Além disso, veículos em más condições de uso têm três vezes mais riscos de acidentes.

Cuidados com o veículo
Para os especialistas, os cuidados devem começar antes mesmo de sair de casa, com a checagem do carro. É essencial observar o estado dos pneus, calibragem e desgaste; o nível da água, do óleo e conferir a parte elétrica e de sinalização – luzes e faróis.

A manutenção preventiva deve ser feita uma semana antes da viagem. “Assim você consegue viajar mais tranquilo e gastando menos, pois o veículo regulado consome menos combustível”, pontua o presidente do Detran, Delegado Waldir.

O Detran orienta que também é necessário estar atento à documentação do condutor e do veículo. Para transitar, todos os veículos devem estar devidamente licenciados, conforme o artigo 131 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB); e o motorista tem que ter habilitação dentro do prazo de validade.

A dica é que a documentação seja revista periodicamente. O veículo é considerado devidamente licenciado quando ocorre a quitação de todos débitos gerando o CRLV-e do exercício anual, conforme previsto no § 2º do artigo 131 do CTB. O condutor flagrado circulando sem licenciar o veículo é multado em R$ 293,47, recebe sete pontos na CNH e tem o automóvel retido.

Já quem for flagrado dirigindo com a CNH vencida há mais de 30 dias é multado e tem o veículo retido até que seja apresentado outro condutor com documento em dia. A infração é gravíssima, gerando multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.

A renovação da CNH pode ser feita no Detran-GO, Ciretran ou qualquer unidade Vapt Vupt. O tempo médio de entrega do documento físico é uma semana, mas logo após a renovação a validade é atualizada no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que pode ser utilizado em todo o país.