Desabastecimento é fruto de ‘incompetência’ do governo
“O Brasil importa entre 25% e 30% de todo o diesel que precisa para abastecer o mercado interno, principalmente dos Estados Unidos […]. Com os bloqueios econômicos contra a Rússia, os EUA também estão exportando para a Europa, reduzindo a exportação de diesel para o Brasil”, afirma Bacelar em entrevista à Sputnik Brasil.
“Essas obras de ampliação das refinarias já existentes para que elas possam produzir mais diesel deveriam ter sido feitas antes, no início do governo [de Jair] Bolsonaro. As obras que ainda estão paradas deveriam ter sido reiniciadas antes. E não fizeram isso por sua incompetência, infelizmente”, avalia o coordenador-geral da FUP, que lamenta a venda de ativos da Petrobras como as refinarias e aponta riscos de abastecimento ligados a esse processo.
Proposta sobre o ICMS é ‘eleitoreira’ e não resolve problema
“Ele [Bolsonaro] tenta mais uma vez colocar a culpa desse grande problema em outros atores. Ele deveria assumir essa responsabilidade e mudar a política de preços dos combustíveis e, além disso, garantir que a Petrobras cumpra seu papel social de abastecimento do mercado nacional”, aponta.