O Grupo Sallo, uma das confecções do Brasil, recebeu em sua fábrica, localizada em Aparecida de Goiânia, uma comitiva formada por embaixadores de países africanos: África do Sul, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Quênia, Senegal, Togo, Zimbábue. O objetivo da visita, que faz parte da programação da Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, foi explorar possibilidades de colaboração na indústria da moda.
Marcos Antônio Alves Silva, CEO do Grupo Sallo, que emprega mais de 1.450 pessoas direta e indiretamente, comentou sobre a visita e disse que interação com os embaixadores africanos e, com as culturas representadas por eles, não apenas fortalece as relações comerciais, mas também oferece uma oportunidade única de unir tradições e inovações em moda. “Estamos ansiosos para ver o que essa parceria pode trazer de novo para o mercado brasileiro e africano”, disse.
O encontro proporcionou aos presentes a chance de discutir relações diplomáticas e comerciais entre o Brasil e os países visitantes. Entre os pontos de destaque estão possíveis parcerias na confecção de vestuário. De acordo com o CEO do Grupo Sallo, existe a possibilidade de uma parceria para que estilistas africanos possam interagir com os estilistas do Grupo Sallo para pensar em peças inspiradas nas vestimentas tradicionais dos seus países. Ele destaca que essa colaboração poderia influenciar a moda no Brasil e no continente africano.
Projeto Social
O projeto Heliponto, desenvolvido pelo Grupo Sallo na Penitenciária Coronel Odenir Guimarães,onde a indústria emprega os educandos para produzir 40% das suas peças, chamou a atenção dos participantes. De acordo com Marcos Antônio, o interesse foi tanto que a embaixada do Zimbábue se interessou em retornar para conhecer as ações inclusivas da empresa.
Participaram da visita técnica à fábrica da Sallo em Aparecida de Goiânia, Abena P. A. Busia, Embaixadora do Gana; Aliioune Badara Noiate, Primeiro Conselheiro de Senegal; Assalou Esso Epse Bonfo, Ministra do Conselho MME – Togo; Cleia Sousa de Araujo, Representando a ACIAG;, Lemarron Kaanto, Embaixador do Kenya; Louis Sylvain Goma, Embaixador do Congo; Muhammad Makafi Ahmed, Presidente do Comitê Econômico e Embaixador da Nigéria; Musawenkosi Aphane, Ministro da África do Sul; Plínio César Lucas Viana, Superintendente de Comércio Exterior e Atração de Investimentos Internacionais do Governo do Estado de Goiás; Sethunya Sedimo, Conselheiro de Botswana; Shorai Samasuwo, Terceira Secretária do Zimbábue e Wellington Romanhol, Interlocutor e Representante no Brasil dos Países da África.
Sobre o Grupo Sallo
Fundado em 1996, com sede em uma área de 30 mil m² em Aparecida de Goiânia (GO) e um pátio fabril com tecnologia de ponta, o Grupo Sallo é detentor de marcas masculinas e feminina. Possui seis lojas próprias em Goiânia (GO), sendo uma na fábrica. Com atuação no mercado atacadista B2B e presente em todos os estados com representações, gera 2 mil empregos diretos e indiretos. O Grupo também possui forte atuação social e inclusiva por meio dos Projetos: Heliponto no Complexo Penitenciário Odenir Guimarães (desde 2017) e no Centro de Atendimento Socioeducativo de Anápolis (desde 2019), Projeto Crescer em Aparecida de Goiânia (desde 2019), “Mais um sem dor” (desde 2020) e Costurando Oportunidades (desde 2022).