Escritora lança fotolivro do Circuito das Cavalhadas e o disponibiliza on-line para população

Versão on-line da publicação quer democratizar e valorizar o acesso à cultura de Goiás

Da Redação
11/06/2024 - 10:32
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Escritora lança fotolivro do Circuito das Cavalhadas e o disponibiliza on-line para população

Uma jornada visual pelas tradições goianas é o que o público poderá apreciar no Fotolivro do Circuito das Cavalhadas, disponibilizado pelo Governo de Goiás, no portal da Secretaria da Cultura de Goiás (Secult). A publicação traz um registro fotográfico que captura a beleza e a riqueza cultural dessa tradição centenária.

A secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, destaca a importância da edição on-line do fotolivro.

“A disponibilização do fotolivro no site da Secult é uma forma de democratizar o acesso a esse material e de valorizar ainda mais essa tradição que tanto orgulha nosso Estado. A publicação é um belo presente para quem deseja conhecer mais sobre essa manifestação cultural tão querida pelos goianos”, ressalta a titular da Cultura.

Secretária da Cultura, Yara Nunes, destaca a importância da edição on-line do fotolivro

FOTOLIVRO

Produzido pela Secult Goiás, com apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Idheas, a obra também traz um mapa das localidades que realizam os festejos. São 92 páginas com registros fotográficos de cristãos e mouros, princesas e personagens, além de informações e curiosidades que retratam a grandiosidade das festas, a devoção religiosa e a vibração da comunidade durante as Cavalhadas.

Mais do que belas imagens, o fotolivro também oferece um panorama histórico e cultural das Cavalhadas, desde suas origens na Idade Média até sua atual expressão no Estado de Goiás. Textos informativos e descritivos complementam as imagens, proporcionando uma experiência de aproximação com todos os envolvidos na realização dos festejos.

O fotolivro está disponível gratuitamente no site da Secult Goiás. Acesse e explore a beleza e a tradição dessa manifestação cultural tão importante para o Estado de Goiás.

HERANÇA

O Circuito das Cavalhadas é uma série de encenações que retratam a batalha entre mouros e cristãos na Península Ibérica, ocorrida entre os séculos IX e XV. A tradição foi trazida para Goiás pelos colonizadores portugueses e se consolidou como um dos principais eventos culturais do Estado.

As encenações das Cavalhadas são marcadas por colorido, música, dança e religiosidade. Os cavaleiros, vestidos com trajes luxuosos, simulam combates coreografados, enquanto os mascarados, figuras cômicas que representam o povo, divertem o público com suas brincadeiras e algazarras.

Com investimento do Governo de Goiás, a maior edição do Circuito das Cavalhadas de 2024 teve início no mês de maio e segue até outubro, com participação de 15 cidades — duas a mais que em 2023.