Federação Internacional do Automóvel (FIA) reconhece  investimentos em mobilidade urbana em Aparecida

FIA premia município pelas obras estruturantes, que tem sido importantes para gerar desenvolvimento socioeconômico

Da Redação
22/02/2024 - 13:53
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Federação Internacional do Automóvel (FIA) reconhece  investimentos em mobilidade urbana em Aparecida

Federação Internacional do Automóvel (FIA)  premia município pelas obras estruturantes, que tem sido importantes para gerar desenvolvimento socioeconômico

Aparecida de Goiânia foi reconhecida pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) por investir em projetos de mobilidade urbana. O prêmio FIA Americas Awards 2024 busca impulsionar o desenvolvimento e a acessibilidade no setor de mobilidade em níveis globais.

A premiação realizada na Cidade do Panamá, no dia 3 de fevereiro, contou com a presença do secretário municipal de Indústria e Comércio, Felismar Martins, e do presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia, Max Coelho.

Os 10 eixos estruturantes que interligam macrorregiões de Norte a Sul e de Leste a Oeste são destaques no programa de mobilidade do município. Os eixos potencializam fluidez, facilidades e melhor urbanização. Em setembro de 2022, o Vilmar Mariano entregou o Eixo Leste-Oeste 1 e a prefeitura agora está executando obras do eixo que interliga o Setor Madre Germana ao Jardim Tiradentes.

Eixo Leste-Oeste 04 – que liga o Setor Nova Olinda ao Campus da UFG recebeu investimento de R$ 7,384 milhões (Foto: Claudivino Antunes)

“A infraestrutura é um dos principais gargalos das grandes cidades e receber este prêmio da FIA é o reconhecimento de que Aparecida está lidando de forma inteligente quando o assunto é mobilidade. O desafio começou com Maguito, seguido por Gustavo Mendanha e a minha gestão está dando continuidade. São vários eixos, bueiros e pontes que ainda vamos fazer”, afirmou o prefeito Vilmar Mariano.

Para o secretário Felismar, que representou o prefeito na solenidade de premiação, o reconhecimento da FIA atesta que a Prefeitura de Aparecida tem investido na promoção de soluções urbanas e mobilidade. “A cidade vem melhorando sua infraestrutura viária, com novos eixos estruturantes, e potencializando o seu desenvolvimento socioeconômico. Isso atesta que o município tem investido na qualidade de vida do cidadão”, afirmou.

O presidente da Aciag, Max Coelho, destaca as potencialidades do município em mobilidade e atração de investimentos internacionais. “Essa premiação marcou um momento histórico para a nossa cidade e para a Aciag, que também foi reconhecida pelo seu esforço em apoiar, estimular e fomentar boas práticas de gestão e negócios do automobilismo. Além disso, já tivemos uma missão comercial ao México para conhecer uma indústria de automóveis elétricos e a possibilidade de trazer a fábrica para Aparecida”, afirmou.

Plano Global

O município já assinou também apoio institucional ao Plano Global de Mobilidade Inteligente e Segura, para todos e para toda a vida. Este plano, desenvolvido em colaboração com Instituto das Nações Unidas para a Formação e Investigação Vocacional, através da FIA e o Automóvel Clube Brasileiro estabelece diretrizes e metas para a melhoria da mobilidade urbana em escala global.

“Essa parceria evidencia o comprometimento de Aparecida de Goiânia em adotar práticas inovadoras e sustentáveis no planejamento e na gestão do trânsito e transporte na cidade. O município se posiciona na vanguarda das iniciativas de mobilidade, buscando a construção de um futuro mais seguro e acessível para todos”, destacou o vice-presidente da ACBr Automóvel Clube Brasileiro, Humberto Kennedy.

Na China

Uma comitiva de Aparecida e de Goiás visitou a China em junho do ano passado com objetivo de buscar parcerias e investimentos. Reuniões ocorreram na Província de Henan com diretores de empresas especializadas em obras de infraestrutura e de engenharia no setor de Habitação. O grupo esteve empenhado em promover o comércio internacional, buscar novas oportunidades de cooperação, mas também apresentar as potencialidades de Aparecida de Goiânia.

A comitiva se reuniu com dirigentes da China Railway Group Limited (Crec4), uma empresa reconhecida por suas grandes obras de engenharia e destaque no setor de habitação. Em seguida, a delegação foi recebida pela diretoria da China Communications Construction Company (CCCC), uma empresa estatal especializada na construção de instalações de infraestrutura.

“Nossa cidade, com sua vocação econômica, tem muito para oferecer. Nós estamos crescendo no todo e isso a cada dia está consagrando Aparecida como um grande polo para investimento. Estabelecer relações internacionais é muito importante para a nossa cidade”, destaca o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Aparecida de Goiânia (Codap), Luiz Maronezi.