Festival de Pequi de Goiás realizado na Assembleia Legislativa ganha título de o maior do mundo

O Primeiro Festival de Pequi de Goiás, promovido pelos deputados estaduais Bruno Peixoto, Gugu Nader e Virmondes Cruvinel, reuniu mais de 10 mil pessoas e foi oficialmente homologado com o título de "Maior do Mundo."

Da Redação
26/10/2023 - 14:00
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Festival de Pequi de Goiás realizado na Assembleia Legislativa ganha título de o maior do mundo

O Primeiro Festival de Pequi de Goiás, promovido pelos deputados estaduais Bruno Peixoto, Gugu Nader e Virmondes Cruvinel, reuniu mais de 10 mil pessoas e foi oficialmente homologado com o título de “Maior do Mundo.”
Atestado pelo Ranking Brasil como o “Maior Panelão de Pequi do Mundo”, o Festival do Pequi, realizado na Praça da Juventude, no Jardim das Aroeiras, em Goiânia, na noite da última segunda-feira, 23, reuniu mais de 10 mil pessoas, quebrando, já em sua primeira edição, o recorde mundial. O evento foi promovido pelo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB), em parceria com os deputados estaduais Gugu Nader (Agir) e Virmondes Cruvinel (UB) e com o suplente de vereador pela capital Tiãozinho da Saúde.Ao comemorar o título conquistado no festival, o presidente da Alego ressaltou a importância da iniciativa para valorização da culinária local e para o resgate da tradição goiana. “Hoje é um dia de festa para todos nós, quebramos o recorde mundial com o maior panelão de pequi do mundo. Mas, além disso, esse grande festival tem o objetivo principal de valorizar e reconhecer a nossa rica culinária com esse fruto legítimo do nosso Estado e também manter viva a nossa tradição goiana”, comemorou Bruno Peixoto.

Reconhecido como um “verdadeiro apaixonado” por Goiânia, o parlamentar destacou ainda que o Festival do Pequi também foi realizado em comemoração ao aniversário da capital, que completou 90 anos nessa terça-feira, 24. “Um momento especial em que estamos celebrando também os 90 anos da nossa amada e querida cidade de Goiânia junto a todos os moradores da região leste. Uma festa linda, com a presença de mais de 10 mil pessoas e que, sem dúvidas, ficará marcada neste Dia Estadual do Pequi”, acrescentou.

Autor do projeto que instituiu o Dia Estadual do Pequi, Gugu Nader expressou sua satisfação em contribuir para a realização de um dos maiores eventos culinários de todo o País. “Esse festival é, com certeza, um espetáculo culinário sem precedentes em Goiás e em todo o Brasil. Batemos o recorde, somos o maior do mundo e, claro, quem ganha com isso é o nosso Estado e todo o povo goiano. O pequi, o ‘ouro do cerrado’, é nosso, é da nossa região e merece ser celebrado”, salientou.

Representando o Ranking Brasil, o fiscal responsável por atestar o recorde, Luciano Cadari, apresentou os  números do título e afirmou que a conquista deixa, principalmente, uma “marca na história gastronômica” da região. “Fizemos todas as medições devidas da panela, realizamos os cálculos e chegamos ao resultado: com 3 toneladas e 71 kg, o maior panelão de pequi do mundo é de Goiânia. Este evento não apenas marcou um recorde, mas também uniu a comunidade em torno da riqueza e tradição da culinária goiana, deixando uma marca indelével na história gastronômica da região”, disse.

Parceiro do projeto, o suplente de vereador por Goiânia, Tiãozinho da Saúde, sublinhou que a realização do festival é, acima de tudo, uma forma de valorizar a cultura local. “Um evento de grande importância, não só para a região leste de Goiânia, mas, principalmente, para a cultura do nosso estado. Hoje estamos comemorando o Dia do Pequi ao lado da população goianiense e dos nossos deputados, Bruno Peixoto e Gugu Nader, que trouxeram essa festa grandiosa para todos nós. Isso é valorizar a nossa tradição”, completou.

Maior Panelão de Pequi do Mundo

Oficialmente homologado pelo Ranking Brasil como a Maior Panela de Pequi do Mundo, o Festival do Pequi se tornou, logo em sua primeira edição, recordista mundial. Para alcançar esse feito extraordinário, foram utilizados 110 mil caroços de pequi, 20 litros de óleo, 5 kg de pimenta de cheiro, 10 kg de alho, 30 kg de cebola, 10 kg de sal, 15 maços de cheiro verde e 5 kg de caldo knorr.

Além do pequi, os visitantes da festa tiveram a oportunidade de desfrutar de outra comida típica regional, uma deliciosa galinhada, também preparada no tradicional Panelão do Gugu. Ao todo, foram servidas mais de 10 mil porções gratuitas para todos os visitantes do festival, que ainda contou ainda com grandes atrações musicais.

Atrações

Com uma atmosfera marcada pelo sabor e animação, o Festival do Pequi contou com grandes shows que envolveram ainda mais o público presente. Subiram ao palco da festa o cantor sertanejo Léo Nascimento, Banda Casa de Leis, Dj Wam Baster, dupla sertaneja João Lucas e Marcelo, além de diversos artistas regionais.

Atração principal da festa, a dupla João Lucas e Marcelo, dona de hits de sucesso em todo o país, falou sobre a participação no Festival do Pequi “É uma satisfação imensa cantar no aniversário de Goiânia e, felizmente, neste grande festival ao lado de parceiros que somam muito com a nossa capital e o nosso Estado, que são o deputado Bruno Peixoto e o Gugu Nader. Só temos a agradecer por estarmos presentes nesta festa tão bonita”, conclui.

Também prestigiaram o evento o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB); vereadores por Goiânia, Bessa (DC) e Léo José (Republicanos), suplentes de vereadores, diretores e servidores da Alego, lideranças locais e demais autoridades

Agência Assembleia de Notícias