GoiásTec alcança 7 mil estudantes da zona rural e comunidades distantes

Desde que foi implantado em 2020, programa alcança diferentes tipos de público, proporcionando oportunidade de conclusão do Ensino Médio. Aulas são transmitidas ao vivo dos estúdios do Centro de Mídias

Da Redação
09/02/2023 - 12:28
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

GoiásTec alcança 7 mil estudantes da zona rural e comunidades distantes

Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promove neste ano melhorias na estrutura de transmissão das aulas ao vivo do programa GoiásTec, voltado para estudantes do Ensino Médio da rede estadual em localidades de difícil acesso e comunidades rurais.

As aulas são apresentadas utilizando os quatro novos estúdios do Centro de Mídias da Seduc. No espaço há a maior possibilidade de interação com os estudantes. Atualmente, 7.692 alunos assistem às transmissões via satélite. Eles estão distribuídos em 569 turmas de 120 escolas/polos.

Lançado no início de 2020, o programa abrange diferentes tipos de públicos, que vão desde menores de 18 anos até idosos. Criado com o objetivo de universalizar o Ensino Médio, o GoiásTec prioriza localidades como distritos, povoados e comunidades Kalunga e indígenas.

Dorveni Pereira e está ansiosa para finalizar os estudos (Foto: Seduc)
 

 

De volta à escola

No Colégio Estadual Orígenes Lemes da Silva, localizado no Distrito de Uruceres, em Uruana, estão matriculados no turno matutino jovens que vieram do Ensino Fundamental. No noturno, a maior parte é formada por adultos que haviam abandonado os estudos e retornaram motivados pelo sonho de concluir o Ensino Médio.

Uma das alunas é dona Dorveni Pereira, de 71 anos, que cursa a segunda série do Ensino Médio. Ela conta que voltou a estudar depois de passar um longo período longe da escola e está ansiosa para finalizar os estudos.

A gestora do colégio, Fernanda Rodrigues, diz que o programa GoiásTec é considerado um grande avanço na educação. Dessa forma, possibilita e garante um ensino de qualidade ao alcance de todos, independentemente da idade ou do lugar onde está localizada a escola.

Motivação

Fernanda comemora as novidades do programa. Segundo ela, os alunos do C. E. Orígenes Lemes da Silva estão bastante motivados com os investimentos.

“Nossa escola, assim como as outras unidades escolares da rede estadual, está repleta de equipamentos tecnológicos para atender o GoiásTec. Bem como, as demais modalidades de Ensino”, afirma.