Governo Lula garante liberação de 33 brasileiros de Gaza

A chegada do grupo está prevista para a Base Aérea de Brasília, seguindo o padrão de repatriados de Israel e da Cisjordânia

Da Redação
10/11/2023 - 07:46
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Governo Lula garante liberação de 33 brasileiros de Gaza

Após intensas negociações, os brasileiros e seus familiares em Gaza agora fazem parte da lista autorizada para deixar a região. No Brasil, o governo está organizando a logística para recebê-los, com a previsão de chegada neste final de semana.

O governo de Israel confirmou ao Itamaraty que os 33 indivíduos aguardando repatriação serão incluídos na lista desta sexta-feira (10). Inicialmente, o grupo era composto por 34 pessoas, mas Jamila Ewaida, a avó de Shahed al-Banna, jovem de 18 anos, não recebeu a autorização para deixar a Faixa de Gaza. A idosa tem cidadania palestina e ainda dará início ao processo de imigração para o Brasil.

A chegada do grupo está prevista para a Base Aérea de Brasília, seguindo o padrão de repatriados de Israel e da Cisjordânia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá recebê-los no aeroporto, conforme informado pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.

 

Lista dos brasileiros autorizados a deixar Gaza

Na capital federal, as agências da Organização das Nações Unidas (ONU) e órgãos do  governo brasileiro estarão disponíveis para atender os brasileiros e seus familiares. O governo federal irá oferecer abrigo, documentação e alimentação para os brasileiros em Gaza quando forem repatriados. Haverá ainda a presença de médicos, psicólogos e um posto de imunização para fazer o atendimento imediato.

O Itamaraty informou que o grupo aguarda no posto fronteiriço de Rafah desde às 7h da manhã (horário local – 2h no horário de Brasília), à espera dos “trâmites necessários para a entrada no Egito e posterior repatriação para o Brasil”. Com a saída do grupo de Gaza nesta sexta-feira (10), a chegada está prevista para o Brasil somente no domingo (12).