Guarda Civil Municipal convoca concursados

0
742

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Mobilidade e Defesa Social, convocou nesta segunda-feira (23), 60 guardas municipais que prestaram o concurso público para contratação de 250 novos servidores em 2012, ainda na gestão do ex-prefeito, Maguito Vilela. A convocação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do município, que pode ser consultado aqui.

Os 60 profissionais convocados estão entre os 148 candidatos reprovados nas avaliações psicológicas, um dos critérios de seleção previstos no edital do concurso, que recorreram à Justiça para assumir. No início do ano passado, em cumprimento à decisão liminar, todos eles foram convocados pela administração municipal para o curso de formação.

A ação civil pública foi proposta pela promotora Liana Antunes Vieira Tormin, após solicitação dos candidatos, e acolhida pela juíza Vanessa Estrela Gertrudes.

De acordo com o secretário de Mobilidade e Defesa Social, coronel Eder Fernandes, por enquanto só foram convocados 60 candidatos porque a lei que rege a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Aparecida de Goiânia prevê efetivo permanente de 500 guardas e “60 é o número de vagas de que a Guarda dispõe no momento”, explicou o secretário.

As outras 88 vagas terão de ser abertas por força de nova lei municipal. “Esse é um dos compromissos do prefeito Gustavo Mendanha, que aguarda apenas o estudo do impacto financeiro na folha de pagamento para enviar um novo projeto, ampliando o quadro da GCM, à Câmara Municipal de Vereadores”, informou o coronel Eder Fernandes.

Para tomar posse de seus cargos, os 60 guardas municipais convocados devem procurar amanhã, terça-feira (24), a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura, localizada no Paço Municipal, para tomarem ciência, em caráter pessoal, da convocação, e se informarem sobre a documentação necessária. Após isso, eles terão 30 dias, contados a partir da publicação do edital de convocação, para tomar posse e entrar em exercício.

A Secretaria Municipal de Administração de Aparecida fica na Rua Gervásio Pinheiro, Área Pública Municipal, no setor Residencial Village Garavelo, logo abaixo do antigo Rodeio Show. O atendimento é realizado das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30.

GUARDA CIVIL – A Guarda Civil Municipal (CGM) de Aparecida de Goiânia é regulamentada pela Lei Municipal nº 1397 de maio de 1994. Sua finalidade é proteger bens, serviços e instalações públicas, realizando policiamento preventivo e disciplinar, colaborando com o Estado na manutenção da ordem dentro do muncípio, bem como fazer cumprir as leis municipais.

Seus objetivos incluem: garantir o funcionamento dos serviços de responsabilidade do município, bem como sua ação fiscalizadora; exercer a vigilância interna e externa dos prédios, estações e demais espaços públicos, como parques ecológicos, escolas, Cmeis, unidades de saúde, cemitérios, feiras livres; e orientar o público e trânsito de veículos, auxiliando também a Polícia Militar.