Guarda Mirim visita o prefeito Vilmar Mariano

Visita teve como objetivo mostrar o papel do poder executivo, dos secretários e o papel dos poderes políticos da cidade 

Da Redação
04/12/2023 - 15:13
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Guarda Mirim visita o prefeito Vilmar Mariano

Visita teve como objetivo mostrar o papel do poder executivo, dos secretários e o papel dos poderes políticos da cidade 

O Prefeito Vilmar Mariano recebeu, na tarde desta segunda-feira, 04, uma visita da Guarda Mirim do Município. O objetivo foi proporcionar aos jovens integrantes da organização a oportunidade de conhecer de perto a Cidade Administrativa Maguito Vilela e o funcionamento da administração pública.

A comitiva, formada por crianças e adolescentes participantes ativos da Guarda Mirim, foi recebida pelo secretário de Segurança Pública, Tales de Castro, pela secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, e pelo comandante da Guarda Civil Municipal, Weber Junior.

A iniciativa teve como propósito não apenas apresentar a estrutura física da prefeitura, mas também permitir que os jovens compreendessem o papel crucial desempenhado pelo poder executivo na condução dos destinos da cidade.

Vilmar Mariano explicou aos alunos o funcionamento do executivo municipal e a função de cada secretaria. Além disso, destacou a importância da Guarda Mirim e as ações educativas envolvendo diversas secretarias.

“Em cada secretaria nós temos o papel de zelar por uma parte da cidade, e aqui vocês podem ver isso. Seguindo os passos na Guarda, dando valor a educação vocês também podem ocupar um cargo na política, ser um médico ou ter a profissão que vocês sonham. O sonho é o primeiro passo na construção da realidade que vocês querem viver”, pontuou Mariano.

Os participantes da Guarda Mirim mostraram entusiasmo pela oportunidade de conhecer de perto o ambiente administrativo da prefeitura. A experiência, além de enriquecedora, proporcionou uma compreensão mais profunda sobre o funcionamento do governo municipal, despertando o interesse dos jovens em questões cívicas e políticas.

O aluno Moura, contou que a Guarda já proporcionou para ele experiências incríveis. “Antes de vir à Prefeitura a gente já foi para a Base Aérea de Anápolis, desfilamos com a GCM no aniversário da Cidade, conhecemos o quartel da CPE e outras coisas que deixam minha família orgulhosa por eu fazer parte da Guarda Mirim”, comentou.

Jornal Comunitário

Os alunos aproveitaram para apresentar o projeto Jornal da Guarda Mirim, que traz para a comunidade notícias sobre a Guarda, eventos e ações que elas participam e outras informações. A ação é feita em parceria com o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) Nova Cidade.

O jornal tem como objetivo conectar as crianças, as famílias e a sociedade com o objetivo de entregar uma nova perspectiva sobre a vida dentro e fora da Guarda e mostrar o impacto da organização na vida dos alunos.

A psicóloga do Cras Nova Cidade, Camila Roldão, ressaltou a importância do projeto para as crianças. “A gente acredita que se as crianças têm conhecimento e cultura, elas podem encerrar ciclos de violência. Essa união com a Guarda produz frutos como essa visita, que mostra para eles como as decisões são tomadas e como funciona a cidade que elas vivem desde que nasceram”, afirmou a profissional.