Gustavo incentiva mutirão de vacinação que imuniza centenas de pessoas em Aparecida

Da Redação
12/02/2022 - 19:44
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Gustavo incentiva mutirão de vacinação que imuniza centenas de pessoas em Aparecida

14 postos funcionaram neste sábado e amanhã, domingo, a imunização estará disponível nos shoppings Aparecida e Buriti. A expectativa é a de vacinar mais de 3 mil pessoas nessa mobilização

Com o objetivo de reforçar a Campanha de Vacinação em Aparecida, a Secretaria de Saúde (SMS) realiza um mutirão neste final de semana em 16 locais. Hoje, sábado, 12 de fevereiro, 14 postos de imunização estão funcionando em unidades de saúde, numa escola e nos shopping centers Aparecida e Buriti. Amanhã, domingo, 13, a vacinação estará disponível somente nos dois shoppings.

O prefeito Gustavo Mendanha esteve no Buriti Shopping na manhã deste sábado, 12, acompanhando o mutirão de vacinação e destacou que a iniciativa é mais uma “oportunidade imperdível para pessoas de todas as idades se protegerem contra a covid-19 e outras doenças. Aproveitem, protejam a si mesmos e às suas crianças e espalhem a notícia. Quanto mais pessoas estiverem vacinadas, maior será a proteção coletiva. Vacinas salvam vidas!”

A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, reforça a mensagem do prefeito: “Aproveitem a oportunidade, não só pela proteção contra a covid-19, mas por todas as vacinas disponíveis. Estar com o cartão de vacinas atualizado é fundamental. É sempre melhor cuidar da prevenção e evitar sofrimentos e riscos à vida. Vacinem-se! E orientem a todas as pessoas do seu círculo de convivência. Estamos com excelente procura nesta manhã e esperamos que continue assim.”

Proteção coletiva essencial

O casal Tony e Grazielly, moradores da Vila Mariana, tomou a terceira dose contra a covid—19 no Buriti Shopping e aproveitou para levar o filho deles, o pequeno Theo, 7 anos, para receber a vacina. Conscientes, foram ao local em busca da imunização e Grazielly afirmou: “Todos precisam se imunizar contra a covid e outras doenças para as quais existe vacina. Isso não é brincadeira, muita gente já perdeu a vida. A vacinação é seguro, salva vidas e achamos importante também os pais darem o exemplo para os filhos”.

Luzia Soares, moradora do Parque Real, tomou a terceira dose contra a covid-19 e se informou sobre as outras vacinas disponíveis para avisar alguns conhecidos e parentes. Ela foi direta e categórica ao se referir às pessoas que não estão com os esquemas vacinais completos: “Tenham consciência! Vacina já!”

Foto – Enio Medeiros

Super heróis da vacina

Quem chega pra se vacinar no posto do Buriti Shopping se depara com vários “heróis” da vacinação: profissionais da Saúde atendendo na triagem e vacinando pessoas sem parar. A fila, até as 13h, nunca teve menos de 30 pessoas e o trabalho é intenso.

No posto também é possível bater um papo com heróis mascarados ou mesmo tirar uma foto com a Branca de Neve, o Homem-Aranha e o Hulk, respectivamente, os técnicos de enfermagem da SMS Hellen Belém, Anderson Honório e Joel Marinelli. Os três acalmam e alegram as crianças e aproveitam para elogiar quem busca a vacinação entre uma foto e outra com os inúmeros fãs dos personagens.

Onde se vacinar hoje, sábado

Hoje, sábado, 12, a vacinação está disponível em 10 Unidades Básicas de Saúde (UBS´s), das 8h às 16h: Bairro Cardoso, Retiro do Bosque, Jardim Olímpico, Cândido de Queiroz, Veiga Jardim, Andrade Reis, Anhambi, Cruzeiro do Sul, Caraíbas e Colina Azul. A Central de Imunização também está aberta com horário de funcionamento estendido das 8h às 19h. Já quem estiver nos shoppings Aparecida ou Buriti Shopping também pode ser imunizado das 11h às 19h. Alem disso, a vacinação ocorre hoje também na Escola Municipal Neivio Rocha das 8 às 14h.

Vacinação amanhã, domingo

Amanhã, domingo, 13, os dois postos volantes estruturados no Aparecida Shopping e no Buriti Shopping estarão abertos das 11h às 19h.

Como se vacinar

Para receber qualquer vacina de rotina ou contra a covid-19 nesses locais, basta apresentar documento de identificação, CPF ou Cartão SUS e cartão de vacinação.

Foto – Enio Medeiros

Vacinas disponíveis

As vacinas de rotina protegem contra doenças como tuberculose, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, HPV e pneumonia. Para cada fase da vida há a indicação de imunizantes específicos, e, nesse mutirão, crianças, adultos e idosos podem procurar os postos, conferir a situação vacinal e atualizar o cartão.

As vacinas contra a covid-19 também estarão disponíveis, seja primeira dose, segunda ou o reforço. “É importante lembrar que a vacinação pediátrica contra a covid-19 tem uma especificidade: não pode ser administrada junto com as outras vacinas de rotina, já que para crianças de 5 a 11 anos é necessário um intervalo mínimo de 15 dias, antes e depois da aplicação desse imunizante, para recebimento de qualquer outra vacina”, destaca Renata Cordeiro.

Vacinação de 14 a 19

O esforço concentrado de vacinação continuará durante toda a semana nos 35 postos fixos de vacinação, e, no próximo sábado, 19, as atividades continuarão em 15 locais. Ao todo, será uma semana completa de intenso incentivo à proteção coletiva proporcionada pelas vacinas.

De segunda a sexta, a vacinação de rotina estará disponível em 35 postos fixos: Central de Imunização; UBS Andrade Reis; UBS Bairro Cardoso; UBS Bairro Ilda; UBS Bairro Independência; UBS Bandeirantes; UBS Buriti Sereno; UBS Campos Elíseos; UBS Cândido de Queiroz; UBS Caraíbas; UBS Chácara São Pedro; UBS Colina AzuL; UBS Cruzeiro do Sul; UBS Expansul; UBS Jardim Bela Vista; UBS Jardim Boa Esperança; UBS Jardim dos Buritis; UBS Jardim dos Ipês; UBS Jardim Florença; UBS Jardim Olímpico; UBS Jardim Tiradentes; UBS Madre Germana; UBS Nova Olinda; UBS Papillon Park; UBS Parque Trindade; UBS Pontal Sul II; UBS Residencial Anhambi; UBS Residencial Garavelo Park; UBS Retiro do Bosque; UBS Riviera; UBS Rosa dos Ventos; UBS Santa Luzia; UBS Santo André; UBS Veiga Jardim; e UBS Vila Delfiori. A Central funciona das 8h às 18h e as unidades básicas das 8h às 16h.

A vacinação contra a covid-19 para adultos funcionará em todos esses 35 locais. Moradores acima de 12 anos poderão receber o imunizante. Já a vacinação pediátrica, para crianças de 5 a 11 anos, ocorrerá em sete postos fixos: Central de Imunização e UBS´s dos bairros Andrade Reis, Anhambi, Cardoso, Veiga Jardim, Retiro do Bosque e Jardim Olímpico.

Próximo sábado, 19 de fevereiro

No sábado, 19 de fevereiro, a vacinação estará disponível em 15 locais: UBS´s dos bairros Cardoso, Retiro do Bosque, Jardim Olímpico, Cândido de Queiroz, Veiga Jardim, Andrade Reis, Anhambi, Cruzeiro do Sul, Caraíbas e Colina Azul, e também na Central de Imunização, nos Shoppings Aparecida e Buriti, bem como na Escola Municipal Amélia Cândido Brasil e na Ocupação Beira da Mata