HMAP promove “Novembrinho Azul” com foco no diagnóstico precoce de doenças urológicas

A iniciativa tratou pacientes com hidrocele, criptorquidia, fimose, varicocele, malformações penianas congênitas

Da Redação
27/11/2023 - 15:24
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

HMAP promove “Novembrinho Azul” com foco no diagnóstico precoce de doenças urológicas

Durante este mês, o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), unidade administrada pelo Einstein, promoveu a primeira edição do “Novembrinho Azul”, ação que tem como objetivo promover o diagnóstico precoce de doenças urológicas comuns na primeira infância e início da adolescência.

Logo no início das atividades, no dia 4, a unidade captou pacientes do sexo masculino de 0 a 15 anos, moradores de Aparecida de Goiânia e região já cadastrados na regulação do município, que apresentavam alguma queixa do trato geniturinário. Eles foram atendidos por especialistas e receberam a orientação devida. Os casos que necessitavam de tratamento cirúrgico foram operados ao longo do mês.

A iniciativa tratou pacientes com hidrocele, criptorquidia, fimose, varicocele, malformações penianas congênitas como pênis curvo, embutido, hipospádia, entre outras.

“Nos inspiramos na campanha nacional do Novembro Azul – mês de conscientização mundial da saúde masculina e prevenção de câncer de próstata, e promovemos o acesso precoce da população pediátrica ao serviço e tratamento especializado em Urologia Pediátrica, visando evitar condições que poderiam ser resolvidas na infância perdurem e sejam fatores de risco para doenças na vida adulta”, destacou Ana Carolina Oliveira Menezes. Cirurgiã responsável pela Cirurgia Pediátrica do HMAP.