Iniciadas atividades esportivas em Aparecida

0
1027

Abertura oficial do atendimento à população foi marcado pela divulgação de novos projetos.

Mais de 3.980 alunos – entre crianças, adolescentes, adultos e idosos – inscritos em alguma das 13 modalidades esportivas oferecidas pela Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, iniciaram hoje,19, as atividades de 2017. As aulas são ministradas no Centro Olímpico, no setor Conde dos Arcos; nos 24 núcleos esportivos distribuídos em diferentes setores do município; e também nos dois Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs), localizados nos setores Vera Cruz e Parque Flamboyant e geridos em parceria pelas secretarias de Educação e Cultura, Esportes e Assistência Social.

A abertura oficial das atividades ocorreu na manhã desta quinta-feira, 19, com a presença do prefeito Gustavo Mendanha e do secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Gefferson Aragão de Melo. Participaram também a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha; o deputado estadual, Mané de Oliveira (PSDB), que durante o evento se disponibilizou a auxiliar o município na busca de recursos para o Esporte, seja por meio de emendas ou projetos; e demais secretários e auxiliares da administração.

“Esse é um espaço onde recebemos crianças, adolescentes, pessoas da melhor idade, um espaço onde tudo se converge, e a cultura e o esporte serão temáticas muito importantes do meu governo. Vamos abrir novas escolinhas, aumentar o número de profissionais para poder dar atendimento de qualidade a um quantitativo maior de pessoas”, afirmou o prefeito, que foi secretário de Esportes durante a primeira gestão de Maguito Vilela. “Convivi com essas pessoas e sei da importância que essas atividades tem na vida delas, de socialização e, claro, para a prevenção de problemas de saúde. Então é muito importante”, reafirmou.

Novos projetos e novas modalidades

De acordo com o secretário Gefferson Aragão, entre os projetos para 2017, está a ampliação das categorias de base. “Estamos iniciando hoje as atividades em todas as modalidades, da iniciação esportiva às categorias profissionais – a Aparecidense, principal time do município, esteia no campeonato goiano no dia 29 – e o projeto principal é investir nas categorias de base, tanto de volei, quanto basquete e futebol. Para isso, estamos buscando a gestão dos ginásios estaduais existentes em Aparecida, seis ao todo, que hoje não oferecem nenhum tipo de atividade direcionada”, explicou o secretário.

Nos ginásios, e com a contratação de mais profissionais, “será possível atender pelo menos mais 3 mil crianças em diversas modalidades”, contabiliza. A negociação para a transferência da gestão ao município foi iniciada no ano passado e está avançando. O próximo passo será uma reunião entre o prefeito Gustavo Mendanha e o governador Marconi Perillo.

TIRO COM ARCO – Outra proposta nova e iniciada hoje é das aulas de tiro com arco, que passa a integrar a lista de modalidades já ofertadas gratuitamente pelo Centro Olímpico: natação, hidroginástica, ginástica localizada, capoeira, futebol de campo, futebol de areia, futsal, futevôlei, vôlei, caminhada, Taekwondo, treinamento funcional. Quem aceitou o desafio da nova gestão e está à frente da nova turma é a atleta paraolímpica, Jane Karla. “Temos quatro alunos por enquanto, com necessidades especiais, mas a ideia é ampliar o número de vagas e melhorar a acessibilidade do Centro, para facilitar a circulação deles”, explicou o secretário de Esportes.

“Agradeço essa possibilidade porque o esporte tem que crescer. Vão ser crianças experimentando o esporte e, poder passar esse conhecimento adiante, é muito importante”, afirmou Jane Karla, que parte no próximo dia 24 para Dubai, onde participará de uma competição do circuito mundial de tiro ao arco. “Esse era um dos meus sonhos (ensinar), mas nunca tinha espaço. Então isso aqui já é um começo. É perto de casa e, além de treinar, passo o nosso conhecimento a outras pessoas”, reiterou.

Pessoas como Alair Rocha, ex-atleta de tênis de mesa, que conheceu o tiro com arco por meio do marido e treinador de Jane Karla, Joachim Gügel. “Ele disse que fui bem sucedido, então vou seguir adiante”, contou o jovem de 37 anos, que ficou paraplégico aos 27, após um acidente de trânsito. Ele está treinando na nova modalidade há quatro meses e já vislumbra participar de grandes competições. “Pretendo fazer uma disputa agora, aqui em Goiás, no campeonato que vai ter a partir do mês que vem, dia 18, já como profissional”, contou. “Acho que a iniciativa da Prefeitura em investir em novas modalidades é muito boa e isso já é um bom começo”, completou.

SOCIAL – O atendimento às crianças em situação de vulnerabilidade, assistidas pela Secretaria de Assistência Social, também deve ser ampliado ao longo do ano. A parceria entre as duas pastas possibilita atualmente, no Centro Olímpico, o atendimento de 1,5 mil crianças dos 10 Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – antigos PETIs – do município. Elas participam principalmente de aulas de natação, e em dias alternados da semana. Todo o atendimento, desde o transporte das crianças até as aulas, é totalmente gratuito.

Para facilitar o acesso à todas essas informações sobre vagas, modalidades e unidades que oferecem essas atividades esportivas, horários e inscrições, a Secretaria de Esportes planeja incluir em breve o calendário esportivo 2017 no site da prefeitura – www.aparecida.go.gov.br – para que a população tenha acesso. “Dessa forma, a população vai se orientar melhor sobre onde existe a estrutura para a prática de alguma modalidade que o pai pretende levar o filho. Isso é muito importante”, avalia o secretário.

As inscrições para as atividades esportivas oferecidas gratuitamente pela prefeitura à população continuam abertas até que todas as vagas sejam ocupadas. As aulas podem ser feitas por crianças a partir dos sete anos até a terceira idade. Os interessados devem procurar o Centro Olímpico na Rua 8, nº 213-463, Setor Conde dos Arcos ou pelo telefone – 3248 6486.