Um helicóptero de Israel que atacou combatentes do Hamas no dia 7 de outubro, minutos depois deles terem rompido a cerca de isolamento de Gaza, atirou nos invasores mas também acertou jovens que estavam em fuga da rave Supernova, informou neste sábado o diário israelense Haaretz, citando fontes que tiveram acesso à investigação policial.
A rave teve a participação de 4.400 pessoas e a grande maioria conseguiu fugir: não foi pega de surpresa pelo ataque do Hamas, pois sirenes de alarme soaram meia hora antes. De acordo com estatística oficial, 364 pessoas morreram na rave.
Esta é a primeira vez que um documento de Israel conclui que parte dos mortos na rave pode ter sido vítima de fogo amigo.
Testemunha
Nas últimas semanas, Israel reviu o número de mortos em 7 de outubro de 1.400 para 1.200, alegando que havia subestimado o número de homens do Hamas entre as vítimas.
Yasmin Porat, uma sobrevivente do 7 de outubro, já havia apontado para a possibilidade de fogo amigo ao contar que viu um tanque de Israel atirar contra uma casa de sua comunidade, que havia sido ocupada pelo Hamas.
O Haaretz, o mais tradicional jornal de Israel, publicou uma matéria baseada na investigação feita pela polícia israelense afirmando que parte dos civis mortos na rave de 7 de outubro foram atingidos por tiros disparados por um helicóptero de combate do exército de Israel. Os… pic.twitter.com/1R5j95QgIO
— Pensar a História (@historia_pensar) November 19, 2023
]
Citando uma investigação da Força Aérea de Israel, o site Ynet descreveu algumas horas de confusão, em que helicópteros atiraram mísseis Hellfire contra alvos sem identificação exata:
A frequência dos disparos contra os milhares de terroristas foi enorme no início e só a certa altura os pilotos começaram a abrandar os ataques e a escolher cuidadosamente os alvos
Segundo o Haaretz, a investigação policial concluiu que os homens do Hamas não sabiam antecipadamente da rave.
Buscavam reféns quando foram atacados pela primeira leva de helicópteros.
⚠️ URGENTE! O jornal israelense @haaretzcom relata que uma investigação oficial concluiu que um helicóptero militar de #Israel matou israelenses na festa rave em 7 de outubro.
🎥 Vídeo mostrando o momento em que um helicóptero militar israelense abriu fogo contra colonos que da… pic.twitter.com/yF9IYw9Rw7
— Sou Palestina🇵🇸🇮🇷🇪🇭 (@soupalestina) November 19, 2023
As primeiras suspeitas de fogo amigo surgiram por causa de imagens de danos a veículos que pareciam incompatíveis com os armamentos empregados pelo Hamas no ataque: lançadores de granadas e AK-47.
A destruição causada pelos mísseis Hellfire é compatível com automóveis completamente destroçados e corpos carbonizados, mas só uma perícia pode concluir o tipo de armamento utilizado em cada episódio.
Israel insta a mídia a “demonstrar responsabilidade” nas reportagens e acreditar “apenas em fontes oficiais” depois que notícias revelaram que um helicóptero do exército atingiu os participantes no festival israelense de 7 de outubro… https://t.co/ORQJyj865k pic.twitter.com/2u8JNtobdJ
— Esther 〰️🏹 〰️ (@TheodorCarvalho) November 20, 2023