Um deles portava uma bandeira branca. Em seguida, uma escavadeira foi usada pelos israelenses para enterrá-los “na areia e no lixo”. “Crime de guerra hediondo”, repudia grupo árabe-americano de defesa de direitos civis
Soldados israelenses mataram a tiros dois palestinos desarmados em Gaza, com seus corpos enterrados na areia e no lixo por um trator do exército, mostraram imagens exclusivas divulgadas pela Al Jazeera.
Pelo menos um dos dois homens acenou repetidamente com o que parecia ser pano branco, em sinal de rendição e para mostrar que não havia ameaça, enfatizou a agência de notícias do Qatar.
É o segundo vídeo em menos de uma semana a comprovar a execução em Gaza de civis palestinos desarmados pelas tropas coloniais israelenses. O anterior mostrava a chacina de quatro civis que caminhavam, perpetrada com uso de drone.
Os dois da denúncia desta quinta-feira estavam perto da rotatória de Nabulsi, a sudoeste da Cidade de Gaza, e tentavam voltar para suas casas no norte da Faixa pela rua al-Rashid, a única rota possível, relatou um correspondente da Al Jazeera. Foi aí que se depararam com os soldados israelenses.
A exibição do vídeo ocorre dias depois que o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou uma resolução exigindo um cessar-fogo imediato em Gaza e em meio a crescentes apelos para que Israel interrompa seu ataque de quase seis meses ao enclave sitiado, que matou dezenas de milhares de palestinos, feriu outras dezenas de milhares, destruiu casas, prédios, escolas, padarias e infraestrutura civil, expulsou de seus lares 2 milhões de palestinos, bloqueou comida, remédios, água e combustível, provocando alertas da ONU de fome catastrófica iminente.
BANDEIRA BRANCA
As imagens mostram um homem se aproximando das tropas, acenando, antes de desaparecer de vista atrás de um prédio. Enquanto isso, o outro se virou, mas o tempo todo parecendo levantar um pedaço de pano branco.
O homem que se virou é visto sendo perseguido por um veículo blindado. Os soldados abrem fogo contra ele e as imagens o mostram desabando na areia.
Um trator é usado para enterrar dois corpos, incluindo o do primeiro homem que caminhou em direção aos soldados, mostra o vídeo.
Este vídeo com legendas do portal Democracy Now! dá mais detalhes do crime hediondo: