Jataí recebe embaixadores de 9 países que vêm conhecer o Programa Estadual de Bioinsumos

Integrantes de missões diplomáticas conhecerão iniciativas do Governo de Goiás para incentivar a produção sustentável e visitarão indústria de referência na fabricação de bioinsumos

Da Redação
22/11/2023 - 06:52
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Jataí recebe embaixadores de 9 países que vêm conhecer o Programa Estadual de Bioinsumos

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa) coordena visita de representantes de nove embaixadas ao município de Jataí, no Sudoeste goiano, nesta quinta-feira (23/11). Os integrantes das missões diplomáticas de Argentina, Bélgica, Canadá, Costa Rica, Filipinas, França, Hungria, Itália e Portugal vão conhecer a região mais dinâmica da produção agrícola e as iniciativas estaduais que impulsionam a sustentabilidade do setor.

A visita será acompanhada pelo titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, que fará uma palestra sobre o agronegócio goiano e as ações do Governo de Goiás para estimular a produção sustentável no Estado.

NOVE EMBAIXADAS

“A principal delas foi a criação do Programa Estadual de Bioinsumos, ainda em 2021. Muitos produtores goianos já estavam descobrindo os biológicos, mas, com o Programa Estadual, nós institucionalizamos este tema e Goiás se tornou uma verdadeira referência. Estamos montando uma rede de 13 unidades de pesquisa e transferência de tecnologias, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento e democratizar o acesso aos bioinsumos. Queremos fazer de Goiás o maior ecossistema de inovação em biológicos do Brasil”, lembra.

Como resultado de um trabalho que envolve o Governo de Goiás e entidades do setor produtivo, o estado tem recebido dezenas de missões diplomáticas nos últimos meses. Segundo a chefe de Gabinete da Seapa, Paula Coelho, o intuito é mostrar que Goiás vem se tornando uma potência cada vez maior no agro, mas com uma preocupação também crescente com a sustentabilidade.

“Como as embaixadas levam estas impressões sobre o que veem aqui para seus países, esta é uma forma de divulgar a excelência da nossa produção para o mundo”, afirma.

Durante a visita a Jataí, os representantes estrangeiros receberão as boas-vindas do prefeito Humberto Machado, e participarão de um dia de campo na empresa Solubio.

A Solubio detém atualmente a mais moderna fábrica de bioinsumos da América Latina e mantém em seu corpo técnico 30 pesquisadores com PhD e cinco com pós-doutorados. A empresa está avaliada em R$ 1 bilhão.

Serviço:
Dia de campo sobre bioinsumos em Jataí com representantes de 9 embaixadas
Data: 23 de novembro de 2023 (quinta-feira)
Horário: A partir das 8 horas
Local: Sede da Solubio (GO-184, Km 09 – Zona Rural, Jataí – GO)

(Foto: Enio Tavares)