Juíza condena pastor por golpe contra milhares de fiéis

Osório Lopes foi condenado a 27 anos de prisão pela juíza Placidina Pires.

Da Redação
15/12/2023 - 10:08
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Juíza condena pastor por golpe contra milhares de fiéis

O pastor Osório José Lopes Júnior, acusado de golpes milionários contra fiéis, foi condenado a 27 anos de prisão pela juíza Placidina Pires.

A decisão, emitida na última quinta-feira (7), permite que Osório aguarde em liberdade o trânsito em julgado do processo. Durante o caso, ele alegava que os valores recebidos eram “empréstimos” e que precisaria de cinco meses para efetuar os pagamentos.

Osório, que chegou a ser preso em 2018, foi detido novamente este ano no Tocantins após uma operação da Polícia Civil. Além da pena de prisão, terá que pagar 117 dias-multa, teve os direitos políticos suspensos e deve reparar danos causados a nove vítimas, totalizando mais de R$ 2,6 milhões. Na mesma decisão, foram absolvidos o pastor Alencar Santos Buriti e o fiel Adilson Ney Lopes das acusações.

O pastor é acusado por golpe milionário em mais de 50 mil pessoas, e  foi alvo de uma série de processos por estelionato em  operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PC-DF) . O religioso é carismático e abusava de passagens bíblicas para reforçar um discurso de fé, atraindo vítimas para seu golpe. Ele ganhou fama e dinheiro nos últimos anos, e mora em uma casa em condomínio fechado em Alphaville (SP).

Osório Lopes tem um canal no YouTube com mais de 70 mil inscritos e cerca de 500 vídeos publicados. Ele se descreve como “pai, esposo e servo de um Deus vivo”. Na plataforma, Osório mistura pregações com pedidos de dinheiro, prometendo dar aos fiéis “aquilo que era o de direito”.

Durante as investigações, Osório apresentou diversas versões fantasiosas, alegando receber bilhões de Títulos da Dívida Agrária e prometendo vantagens para quem “emprestou” dinheiro.

Com informações do DCM