Lula lidera em SP, RJ e MG

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ludera nos principais colègios eleitorais do Brasil

Da Redação
02/07/2022 - 13:01
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Lula lidera em SP, RJ e MG

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida presidencial no estado de São Paulo, de acordo com o DataFolha, com 43% das intenções de voto, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que marca 30%.

Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar, com os mesmos 8% que ele pontua no cenário nacional. Já Simone Tebet (MDB), que marcou 1% na pesquisa nacional, vai a 3% em São Paulo, mas dentro do limite da margem de erro.

Em São Paulo, 9% dos eleitores afirmam que votará nulo ou em branco e outros 2% não sabem em quem votar.

O Datafolha entrevistou 1.806 eleitores de terça (28) a quinta-feira (30). Com uma margem de erro de dois pontos percentuais, a pesquisa, contratada pela Folha, está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número SP-02523/2022 e BR-01822/2022.

Rio de Janeiro

Lula aparece com 41% das intenções de voto no Rio de Janeiro enquanto Bolsonaro, que foi deputado por 28 anos pelo estado, registra 34%. A distância é inferior a apresentada nacionalmente, que alcança 19 pontos percentuais (47% contra 28%).

Ciro Gomes (PDT) surge em terceiro lugar, com 8%, e Simone Tebet (MDB) tem 2%.

Na sequência aparecem com 1% Vera Lúcia (PSTU), André Janones (Avante), Sofia Manzano (PCB) e Felipe d’Avila (Novo). Eymael (DC), Pablo Marçal (Pros), Leonardo Péricles (UP) e Luciano Bivar (União Brasil) foram citados, mas não pontuaram. Santos Cruz (Podemos) não foi citado.

Brancos e nulos são 7% e 3% não sabem.

Freixo e Castro empatam na liderança na corrida para o Governo do Rio

Se na presidencial, Lula aparece com vantagem, na pesquisa para o governo fluminense a disputa é mais acirrada. O levantamento do Datafolha mostra que o governador Cláudio Castro (PL) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) seguem empatados tecnicamente na liderança. Os dois revezam a liderança dependendo do cenário.

Minas Gerais

Em Minas Gerais, o Data Folha aponta que o ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida pelo Palácio do Planalto com 20 pontos à frente de Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o levantamento, o petista soma 48% das intenções de voto entre o eleitorado mineiro, contra 28% do atual presidente. Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar, com 8%. Ele é seguido por André Janones (Avante), com 3% e Simone Tebet (MDB), com 2%. Fecham a lista Vera Lúcia (PSTU) e Luciano Bivar (União Brasil), ambos com 1%. Votos em branco e nulos somam 6%, enquanto 4% dos eleitores não sabem em quem vão votar ou não responderam.

André Janones (Avante) tem 2%, seguido de Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (Pros) e Felipe d’Avila (Novo) com 1% cada. Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (Democracia Cristã), Luciano Bivar (União Brasil) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.

Os indecisos em Minas Gerais somam 8% do total dos entrevistados, enquanto a somatória de brancos e nulos foi de 10%. O Datafolha ouviu 1.204 pessoas em 52 municípios de todas as regiões do Estado, entre quarta (29) e esta sexta (1°), com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.