“Meu São João” traz todo brilho, cor e ritmo das quadrilhas juninas para Aparecida neste fim de semana

Festejo abriu a temporada junina em Goiás com apresentações culturais e comidas típicas no Estacionamento da Cidade Administrativa

Da Redação
27/05/2024 - 07:40
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

“Meu São João” traz todo brilho, cor e ritmo das quadrilhas juninas para Aparecida neste fim de semana

Festejo abriu a temporada junina em Goiás com apresentações culturais e comidas típicas no Estacionamento da Cidade Administrativa

Mais de 15 quadrilhas juninas goianas se apresentam no palco montado no estacionamento da Cidade Administrativa Maguito Vilela neste fim de semana em Aparecida. As apresentações começaram na noite deste sábado, 25 e continuam neste domingo, 26 e marcam o festival “Meu São João 2024”, evento que abre a temporada junina no estado de Goiás.

O espetáculo de dança e quadrilha começou por volta de 18h, com show da Cantora Bia Sineto, depois oito grupos tradicionais de quadrilha de Goiás apresentaram suas coreografias cheias de ritmo, cor e alegria.

O evento é realizado pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Federação das Quadrilhas Juninas do Estado de Goiás e apoio da Lei Paulo Gustavo. O objetivo é mostrar a diversidade e a tradição cultural goiana por meio da dança e da música.

“Temos aqui uma oportunidade para toda a família se reunir e assistir as quadrilhas da nossa cidade e de outras localidades. O espetáculo desta noite foi muito bonito e esperamos fechar com chave de outro neste domingo”, afirma o secretário de Cultura de Aparecida, Marcos Alcantra.

Neste sábado nove grupos juninos se apresentaram para um público formado por centenas de pessoas. O Produtor e Diretor Técnico de Cultura, João Batista de Oliveira, ressaltou que o evento abriu oficialmente a temporada de festas juninas em grande estilo.

“O São João está oficialmente aberto. É muito bom ver o resgate de nossas tradicionais culturais em eventos como este, onde os grupos se empenham em mostrar o melhor da dança típica de quadrilha e a população comparece para apoiar, aplaudir e se encantar com todas as cores e todo o ritmo”, disse ele ao lado do superintendente de Cultura, Weyder Moreira.

“Obrigado a todos os grupos que se apresentaram hoje e já estendo o agradecimento aos grupos deste domingo. A festa está linda! Venha você também”, exclamou.

“São meses de ensaio. São várias pessoas envolvidas em prol deste espetáculo que é maravilhoso. Além da coreografia temos os figurinistas, maquiadores, cabeleireiros e assim vamos fazendo nosso São João”, comentou a dançaria Yonara Paulino, que estava ansiosa para entrar na pista de dança.

A entrada nos dois dias é gratuita e no local há a comercialização de comidas típicas das festas juninas como caldo, pamonha e canjica. As bancas são das próprias quadrilhas que custeiam todo equipamento e vestimentas com o dinheiro arrecadado nas vendas.

“Eu gostei muito do que assisti hoje aqui e penso em voltar a noite neste domingo para ver os outros grupos. Sempre gostei muito de festa junina, de São João. Um bom forró arrasta pé. É bom ver essa tradição voltando”, comentou a moradora do Solar Central Park, Judith da Silva.

“Na minha época era a maior festa na escola o tempo de festa junina. A gente começava a ensaiar logo depois da Páscoa e era muito bom. Um momento que vejo que se perdeu um pouco, mas agora retorna pra trazer a alegria e a cor dos festejos de volta. É bonito de ver todo esse colorido. Enche nossos olhos”, disse com nostalgia a moradora do Village Garavelo, Maria Antônia de Oliveira, de 53 anos.

Os grupos que se apresentam neste fim de semana em Aparecida são:

Mandacaru
Sacode Mania
Veraneio
Balancê do Cerrado
Saia Rodada
Sedução Junina
Toque de Ouro
JIripoca
Arrasta Pé
Aconchego
Paixão Goiana
Fogo de Palha
Grupo Viva
Nação Junina
Bernardance