Mutirão atende 60 mil moradores na região do Colina Azul

Frente de serviços que reúluniu todas as secretarias do município na oferta de atendimentos gratuitos à população na sexta e no sábado

Da Redação
01/10/2023 - 05:05
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Twitter
  • Compartilhe no Linkedin
  • Compartilhe no Telegram
  • Compartilhe no WhatsApp

Mutirão atende 60 mil moradores na região do Colina Azul

Frente de serviços que reúluniu todas as secretarias do município na oferta de atendimentos gratuitos à população na sexta e no sábado

Na manhã de sexta-feira, 29, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia lançou mais uma edição do Mutirão de Aparecida, frente de trabalho que leva gratuitamente mais de 100 serviços essenciais diretamente aos moradores da região da Cidade Livre e a outros 13 bairros. Os atendimentos desta edição acontecem na Escola Municipal Neivio Rocha Barbosa, no Residencial Andrade Reis, local que terá serviços também neste sábado e deve atender mais de 60 mil moradores.

Os bairros contemplados pelo Mutirão de Serviços de Aparecida incluem a Cidade Livre, além de regiões adjacentes como Colina Azul, Setor Serra Dourada I e II, Setor Andrade Reis, Jardim Riviera, Jardim Monte Cristo, Jardim Cristalino, Bairro Independência, Jardim dos Girassóis, Setor Marista Sul, Setor Fabrício e Jardim Monte Líbano. Essa abrangência visa garantir que um número significativo de cidadãos tenha acesso aos serviços oferecidos, fortalecendo o compromisso da Prefeitura com a prestação de serviços mais próximos do cidadão.

“Eu já estou com saudade desta região. Passamos a semana aqui junto com os nossos secretários e lideranças atendendo as necessidades da população na parte de infraestrutura e hoje tem toda a estrutura da Prefeitura disponível a população em um único lugar. Já fica o convite para quem perdeu hoje vir amanhã pois temos atendimentos até as 13h”, pontuou o Prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano

O evento conta com a participação de diversas secretarias e órgãos municipais, como a Secretaria de Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mobilidade e outra, que juntas, disponibilizam uma série de serviços e atendimentos à população. A iniciativa que é realizada por meio da Secretaria de Ação Integrada visa facilitar o acesso da comunidade a uma variedade de serviços públicos, promovendo melhorias significativas na qualidade de vida dos cidadãos.

Desde a última segunda-feira as equipes da Prefeitura atuam nos bairros atendidos pelo Mutirão com serviços de troca de lâmpadas, limpeza de áreas públicas e privadas, pintura de faixas, poda de árvores, roçagem e outras ações que buscam manter a cidade limpa e segura. Já nesta sexta, começou os atendimentos como apoio jurídico, consultas oftalmológicas, ultrassonografias, e os atendimentos inéditos de clínico geral e pediatria.

Durante a abertura do Mutirão o secretário de Ação Integrada, Chanter Lane Pereira, ressaltou a boa participação da comunidade. “Nós estamos vendo as pessoas comparecem em alto número e isso é um sinal claro da importância do Mutirão. Durante essa semana atendemos as demandas e hoje viemos com outros atendimentos para atender essa comunidade”, pontuou o secretário.

A moradora do Jardim Monte Cristo, Edineia Ferreira, aproveitou esta sexta para fazer seu exame de vista. “Estava esperando por esta consulta há bastante tempo e hoje foi rapidinho para fazer”, comemorou a moradora. Além do exame oftalmológico, ela também aproveitou o Mutirão para se inscrever nas vagas de emprego que são oferecidas pela Secretaria do Trabalho.

Em alusão ao Outubro Rosa, a AparecidaPrev também esteve presente no Mutirão, oferecendo exames de mamografia gratuitamente. A campanha que começa dia 1 de outubro tem por objetivo alertar mulheres sobre a importância do exame para a prevenção do câncer de mama.

Esta edição conta também com a castração gratuita, iniciada na última edição do Mutirão de Serviços de Aparecida. O trabalho é realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma) e a organização Caravana AuMóvel e deve atender aproximadamente 100 animais nos dois dias. A castração é destinada a cachorros fêmeas e machos caracterizados como “sem raça definida”, cujos tutores estejam inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadUnico).

A moradora Ludmila Gouveia ressalta a importância da castração. “Este serviço evita o abandono de animais nas ruas e este é um serviço caro que nem todas as famílias têm acesso. Esta é uma das iniciativas mais importantes do Mutirão e que ajuda muita gente”, ressalta.

O deputado estadual Veter Martins esteve presente no lançamento do Mutirão e parabenizou o prefeito Vilmar Mariano pela iniciativa. “Mutirão é olhar para a comunidade com amor, trazendo os serviços que elas precisam, oferecendo consultas e isso tem mérito de uma gestão que faz a diferença”, frisou o deputado.

O Mutirão de Serviços de Aparecida é uma oportunidade única para que os moradores desses bairros possam ter acesso a serviços que fazem a diferença e otimizam o tempo, com uma oferta de atendimentos variados em um único lugar. Além disso, reforça a proximidade entre a administração municipal e a população, criando um canal direto de diálogo e atendimento às demandas locais.

Para o vereador Isaac Martins, o principal papel do Mutirão é sanar as necessidades da população em um único lugar. “No meio de semana as pessoas não têm a disponibilidade de ir resolver suas questões na Prefeitura ou em algum órgão público e aqui elas conseguem ser atendidas perto de casa. A gente vê que a cada edição são implantados mais serviços e isso é mérito do Prefeito Vilmar Mariano, a quem eu agradeço em nome da região por trazer essa frente de serviços”, afirmou o parlamentar.

Entrega de materiais para escolas 

A Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou durante o Mutirão de Aparecida a entrega simbólica de materiais esportivos para as unidades de ensino do município. Na ocasião também foi repassado equipamentos para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU).

As unidades educacionais que oferecem o Ensino Fundamental receberão, cada uma, um kit de material esportivo, incluindo uma variedade de bolas para atender a diferentes modalidades esportivas, além de outros equipamentos como cones, bombas de ar, colchonetes, coletes e petecas.

Por meio de uma parceria firmada entre as duas secretarias de Educação e Desenvolvimento Urbano, repassou um conjunto de equipamentos adquiridos pelo Tesouro Municipal. Foram repassadas 20 roçadeiras, três motopodas, 100 containers de lixo com capacidade para receber até 1,2 mil litros, além de oito carrinhos manuais para o transporte de cargas e mercadorias diversas. Os equipamentos serão utilizados na realização de serviços de manutenção da limpeza das escolas e Cmeis.

”É uma ação que tem por objetivo promover a qualidade das aulas e a segurança dos nossos estudantes. Portanto, a manutenção das áreas externas, onde também ocorrem atividades pedagógicas, é de extrema importância. Por isso, a parceria entre as duas secretarias e o apoio da Prefeitura”, frisou a secretária de Educação de Aparecida, Professora Idelma Oliveira.

Presentes

Participaram do Mutirão os vereadores Isaac Martins, Marcos Miranda, Amendoim, Diony Nery, Aldivo Araújo e Sandro Oliveira. Também esteve presente o deputado estadual Veter Martins e o presidente da subseção da OAB Aparecida, Sebastião Justo.