Um navio à deriva colidiu com a estrutura da ponte Rio-Niterói no início da noite nesta segunda-feira (14), véspera de feriado da Proclamação da República. Por conta da colisão, os dois sentidos da via foram interditados preventivamente.
Informação Ponte: “equipe técnica vistoriou os pilares 71, 72 e 73 e não detectou nenhuma avaria na estrutura (infra e meso). avaliação nos aparelhos de apoio estão indicando danos de pequena monta. Devem liberar trafego, parcialmente, em pouco tempo.”
— Eduardo Paes (@eduardopaes) November 15, 2022
Um navio se choca contra a Ponte Rio-Niterói e interrompe o trânsito nos dois sentidos. Peritos avaliam se houve algum abalo estrutural. Esse é um dos vídeos que registram o momento do acidente. pic.twitter.com/aCJaQL1UEf
— André Trigueiro (@andretrig) November 14, 2022
Segundo o Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro, o navio estava abandonado e a âncora não resistiu à pressão do vento.
A Guarda Portuária e uma equipe da Polícia Rodoviária Federal estão no local. Por volta das 19h40, rebocadores que trabalham no resgate da embarcação conseguiram afastar o navio da estrutura da ponte.
Onde estava a Marinha que não monitorou o navio à deriva que acabou de bater na ponte Rio-Niterói? Pra fazer o que não lhes compete, como soltar nota sobre eleições, estão a postos. Mas na hora de cumprir seu ínfimo dever, nada. Poderia ter sido uma tragédia.
— Tatiana Roque (@tatiroque) November 14, 2022
Segundo a Ecoponte, houve colisão leve da embarcação com o guarda corpo da ponte. Equipes estão seguindo para verificar se houve danos na base da ponte e na via de rolamento para a liberação do trânsito, informou a concessionária.
Um vídeo gravado de dentro de um veículo que passava pelo local mostra o momento em que a embarcação atinge a ponte, provocando um forte impacto, por volta das 18h30.
Fortes ventos atingiram a cidade, que está em estágio de mobilização deste o início da tarde. De acordo com o Alerta Rio, houve registro de vento forte nos aeroportos do Galeão (57,4 km/h) e Santos Dumont (53,7km).
Esse navio que bateu na ponte rio niteroi era tragédia anunciada. Está abandonado há tempos e quem passa na ponte todo dia sempre via ele se movimentando de um dia pro outro… diziam que era muito caro retirar ele, e agora qual vai ser o custo dessa brincadeira?
— Jessyca Ponce (@jessyponce_) November 14, 2022
O fechamento da ponte Rio-Niterói já causa reflexos no trânsito na capital fluminense, principalmente nos acessos à via, como Avenida Brasil, Linha Vermelha e BR-101.
Enquanto uma ventania assustadora arrastou um navio à deriva, que bateu na ponte Rio-Niterói e interditou os dois sentidos da via, um grupo de pescadores faz churrasco no meio da baía.
CHURRASCO!
A tranquilidade do carioca não é normal. pic.twitter.com/iPLJpOA69t
— Diego Sangermano (@disangermano) November 14, 2022
A CCR Barcas informou que “está preparada para atender um possível aumento de demanda na linha Arariboia (Rio-Niterói-Rio), com a realização de viagens extras, em função do fechamento da ponte Rio-Niterói”).
A Marinha só tem tempo pra emitir nota sobre as eleições e alimentar os terroristas de extrema direita. Só não tem tempo para fiscalizar um navio parado há seis anos e que quase derrubou a ponte Rio-Niterói 🤡
— Lázaro Rosa 🇧🇷 (@lazarorosa25) November 15, 2022