Presidente do ICMBio, o goiano Mauro Pires fala sobre as queimadas na Voz do Brasil

O programa A Voz do Brasil desta segunda-feira (16/9) recebe o Presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Oliveira Pires, para entrevista, ao vivo, sobre as ações do Governo Federal diante dos incêndios florestais que atingem cerca de 60% do país. O presidente Lula se reuniu com ministros de Estado na manhã desta […]

2 min de leitura

Imagem destacada do post: Presidente do ICMBio, o goiano Mauro Pires fala sobre as queimadas na Voz do Brasil

O programa A Voz do Brasil desta segunda-feira (16/9) recebe o Presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Oliveira Pires, para entrevista, ao vivo, sobre as ações do Governo Federal diante dos incêndios florestais que atingem cerca de 60% do país.

O presidente Lula se reuniu com ministros de Estado na manhã desta segunda para tratar da emergência climática. No domingo (15/9), Lula sobrevoou o Parque Nacional de Brasília, atingido por um incêndio de grandes proporções e destacou que a Polícia Federal tem mais de 50 inquéritos abertos contra responsáveis pelas queimadas.

Leia também: Governo e Polícia Federal intensificam investigações sobre incêndios criminosos

De 1º de janeiro a 1º de setembro de 2024 foram queimados 1.708.750 hectares no Pantanal (11,3% do bioma). No mesmo período, foram queimados 8.054.350 hectares na Amazônia (1,9% do bioma) e 8.994.925 hectares no Cerrado (4,53% do bioma). Um dos principais focos de enfrentamento à seca e aos incêndios é a criminalização das queimadas provocadas por ação humana.