Nordeste é a região preferida dos viajantes brasileiros

0
571

Estudo revela que 49,4% dos brasileiros que pretendem viajar pelo país nos próximos seis meses desejam visitar destinos turísticos da Região Nordeste

Por Pedro Fideles

As paisagens naturais do litoral nordestino formadas por praias de areia branca, falésias multicoloridas e recifes de coral, juntamente com a riqueza cultural estão entre os principais fatores que motivaram 49,4% dos brasileiros na escolha de destinos da Região Nordeste para a próxima viagem. De acordo com o Boletim de intenção de viagem do Ministério do Turismo referente ao mês de março, este índice representa um crescimento de 17,8% em relação ao registrado no mesmo período do ano anterior.

No estudo que identifica a intenção de viagem para os próximos seis meses, os turistas atraídos para o Nordeste também poderão aproveitar de perto alguns dos mais tradicionais festejos juninos do Brasil. O São João é umas das mais importantes festas da região e movimenta de maneira significativa a economia local.

Jericoacoara (CE). Foto: Embratur

Jericoacoara (CE). Foto: Embratur

Já o Sudeste brasileiro, que abriga a sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, foi a segunda região mais desejada por 25,2% dos potenciais viajantes, seguida pela região Sul com 13,7% das preferências, Centro-Oeste (8%) e Norte (3,7%). No âmbito nacional, o desejo de viajar pelo próprio país atingiu o maior índice para o mês de março dos últimos seis anos, com a intenção positiva de viagem de 72,9% dos turistas brasileiros.

O conforto e a velocidade da viagem destacam-se entre os fatores que motivaram a escolha do avião como o meio de transporte preferido por 59,8% dos turistas brasileiros para a próxima aventura. Contudo, a possibilidade de criar o próprio roteiro turístico e contemplar a beleza das paisagens brasileiras contribuiu para o crescimento de 32,5% na intenção de viajar utilizando meios de transporte alternativos  – motor home, van e motos – nos últimos doze meses, atingindo o valor de 5,7% em março de 2016.

Em relação aos meios de hospedagem, o estudo revelou que 41,6% dos turistas brasileiros desejam hospedar-se na casa de parentes e amigos durante a próxima viagem. Este índice representa um crescimento de 19,8% em comparação com o valor registrado em março de 2015. No entanto, os hotéis e pousadas permanecem como as opções favoritas de 49,4% dos viajantes.

ESTUDO – A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é realizada todos os meses com duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, as sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.

247